Biblioteca Pública do Estado será reaberta em novo espaço nesta quinta-feira (23)

23 de abril de 2015 - 13:53

O Governo do Estado do Ceará, por meio da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult), reabre nesta quinta-feira (23), a partir das 8 horas, a Biblioteca Pública do Estado do Ceará, com o acervo disponibilizado à sociedade em um novo local: o “Espaço Estação”, em um dos antigos galpões da RFFSA, ao lado da Estação João Felipe, no Centro de Fortaleza. A solenidade de reabertura será às 15h, com a presença do governador Camilo Santana e do secretário da Cultura, Guilherme Sampaio, além de representantes de entidades ligadas ao livro e à leitura.

 

A programação cultural começa às 8h e se estende ao longo de todo o dia. O espaço, que integra as instalações da futura Pinacoteca do Estado do Ceará, acolherá a partir desta quinta mais de 50 mil títulos da Biblioteca Pública, que novamente serão colocados ao acesso da população, para consultas e estudo, com acesso gratuito e em funcionamento diário das 8h às 18h, de segunda a sexta-feira e, aos sábados, das 8h às 17h. O espaço abrigará o acervo enquanto o prédio original da Biblioteca passa por reforma.

 

RBiblio2Com os títulos mais procurados pelos frequentadores da Biblioteca, salas de estudo, laboratório de informática e uma agenda cultural permanente, o “Espaço Estação” vem atender as demandas dos usuários da Biblioteca Pública Governador Menezes Pimentel, que atualmente passa por reforma geral, com investimento de R$ 9 milhões realizado pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria da Cultura.

 

“O intuito do Espaço Estação é garantir o acesso a estas obras durante o período em que a Menezes Pimentel passa pela reforma e, ao mesmo tempo, criar um novo fluxo cultural nesta área da cidade, que já se prepara para receber, naquele local, a Pinacoteca do Estado”, explica Guilherme Sampaio. O secretário da Cultura reforça que os títulos que não estiverem disponíveis no Espaço Estação, como as obras raras, poderão ser acessados por meio de solicitação e agendamento prévio.

 

Programação de abertura

Para esta quinta-feira (23), dia da abertura do espaço, foi montada uma extensa programação cultural, a partir das 8h, quando acontece, no hall de entrada do equipamento, a abertura de uma exposição sobre o compositor cearense Paurillo Barroso, com performance do ator Klístenes Braga. Das 9 às 10 horas, o Grupo de Teatro de Bonecos Turminha do Ronda faz a alegria da criançada no pátio multiuso, localizado no interior do equipamento. Às 10 horas é a vez de o Grupo de Teatro de Bonecos da Cagece se apresentar.

 

No período da tarde, das 13h30min às 14h50min, o Grupo Baú de Leitura da Coelce/Casa do Conto realiza “contação” de histórias infantis. Às 15 horas, o governador Camilo Santana participa da solenidade de abertura oficial do Espaço Estação. Ao lado do secretário Guilherme Sampaio e dos convidados, farão uma visita aos diversos setores do espaço, ao som da Banda de Sopro de Pindoretama. Das 16h30min às 18 horas, diversos setores da sociedade civil ligados ao livro, leitura e literatura realizam um primeiro debate sobre a proposta de instalação do Fórum Permanente Biblioteca Viva, colegiado que deve auxiliar as ações e programas daquele equipamento.

 

A transferência do acervo

RBiblio1Dos 132 mil livros existentes na Biblioteca Pública Governador Menezes Pimentel, cerca de 50 mil serão disponibilizados para a população, durante o período em que o prédio passará por renovação de todas as instalações elétricas, hidráulicas e estruturais. Para que tudo fosse feito de forma rápida e organizada, as profissionais da Biblioteca separaram os livros na mesma sequência em que eles já estavam arquivados e catalogados, dessa maneira, ao chegar no Espaço Estação, bastou montar as estantes.

 

“Fizemos um trabalho de higienização e reorganização dos livros para deixar o prédio pronto para receber as obras”, detalha a diretora da Biblioteca Pública do Estado, Enide Vidal.  

 

Ainda segundo Enide, estão sendo levados para o Espaço Estação 12 mil títulos infantis, 10 mil sobre o Ceará ou de literatura cearense, 13 mil de literatura geral, 10 mil obras gerais (referentes às áreas de conhecimento das grades escolares) e 2.500 volumes em braile. Também funcionará no local o Centro Digital do Ceará, que dispõe de dez computadores com acesso à Internet para pesquisas e trabalhos.

 

A coordenadora de Políticas do Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas da Secult, Mileide Flores, reforça que a escolha pelo novo espaço integra um conjunto de ações no sentido de promover uma ocupação cultural daquela área da cidade. “Procuramos as associações, comunidades e entidades da região para apresentar o projeto e receber propostas para esta ação. Estamos todos muito animados”, relata.  

 

    SERVIÇO:

    Reabertura da Biblioteca Pública do Estado do Ceará – Espaço Estação

    Rua 24 de maio, nº 60, Centro, Fortaleza

 

    Programação de inauguração

    8h – Abertura da exposição acessível sobre Paurillo Barroso c/ performance de Klístenes Braga (Hall de entrada)

    9h às 10h – Apresentação do Teatro de Bonecos Turminha do Ronda (Pátio multiuso) – qual o conteúdo da peça solicitar release

    10h às 11h – Apresentação grupo de Teatro de Boneco da CAGECE (Pátio multiuso)

    13h30min às 14h50min – Apresentação do Baú de Leitura da Coelce/Casa do Conto (Pátio multiuso).

    13h às 16h

    – Apresentações multiculturais concomitantes

    – Visitas guiadas aos setores da Biblioteca em vários momentos

    – Leituras dramáticas com artistas do curso de Princípios Básicos de Teatro/TJA em vários momento

    14h50min – Abraço a Biblioteca Pública do Estado do Ceará – Espaço Estação

    15h – Banda de Sopro de Pindoretama (Recepção ao governador Camilo Santana – a confirmar – e ao secretário de Cultura Guilherme     Sampaio). Distribuição de rosas. Performances/esquetes com artistas do curso de Princípios Básicos de Teatro/TJA (Cervantes, Monteiro Lobato e Shakespeare)

    16h30min às 18h – Proposta de constituição do Fórum Biblioteca Viva

 

    PRESS-RELEASE – SECRETARIA DA CULTURA DO ESTADO DO CEARÁ – SECULT

    Entrevistas/mais informações:

    (85) 8699-6524 – Dalwton Moura

    (85) 8829-8222 – Clovis Holanda

    (85) 3101-6761 / secultmkt@gmail.com
    Fotos: Divulgação/Secult/Salvino Lobo

 

 

23.04.2015

 

Assessoria de Comunicação da Secult
Dalwton Moura / Clovis Holanda
secultmkt@gmail.com  / (85) 3101.6761

 

Giselle Dutra
Gestora de Célula/Secretarias

 

Coordenadoria de Imprensa do Governo do Estado
Casa Civil
comunicacao@casacivil.ce.gov.br  / (85) 3466.4898