Hospital Waldemar Alcântara promove Fórum de Cuidados Paliativos

23 de abril de 2015 - 14:09

A Direção de Processos Assistenciais do Serviço de Assistência Domiciliar (SAD) e a equipe do Serviço de Cuidados Paliativos (SCP) do Hospital Geral Dr. Waldemar Alcântara (HGWA), unidade da rede da Secretaria da Saúde do Estado, promoverá o I Fórum de Cuidados Paliativos nesta sexta-feira, 24 de abril, das 9 às 12 horas, no auditório do hospital. Com o objetivo de divulgar os conceitos dos cuidados paliativos, o Fórum terá palestra ministrada pela mentora dos cuidados paliativos, Inês Melo, e apresentação da dinâmica e os resultados alcançados durante o primeiro ano de funcionamento do Serviço de Cuidados Paliativos (SCP) do HGWA, pela coordenadora médica do serviço, Penelope Wirtzbiki.

 

Para a diretora de Processos Assistenciais do SAD, Úrsula Wille, “este encontro pretende fortalecer as relações dos hospitais na implantação dos Cuidados Paliativos e garantir a qualidade da assistência nesse processo”. O evento é destinado aos profissionais das equipes assistenciais do HGWA e às equipes de cuidados paliativos de outros hospitais da rede pública do Estado, incluindo o Hospital Regional do Cariri e Hospital Regional de Sobral, para apresentar a experiência do HGWA e discutir a atuação nos outros hospitais.

 

O Serviço de Cuidados Paliativos do Hospital Geral Dr. Waldemar Alcântara foi criado para dar maior apoio aos pacientes e familiares e tem equipe formada por médica, psicóloga e enfermeira que desenvolvem trabalho focado nas necessidades especificas de cada paciente. A equipe acompanha o paciente e a família durante toda a internação, dando continuidade após a alta hospitalar através do Serviço de Assistência Domiciliar (SAD) ou no ambulatório do HGWA.

 

Para solicitar o parecer do SCP, o paciente deve estar enfrentando doença grave e ameaçadora à vida. A equipe multidisciplinar do SCP faz avaliação do paciente, em conjunto com a equipe assistencial, e marca reunião com a família para discutir e desenvolver o plano de cuidado. A partir desse momento, a equipe passa a acompanhar o paciente e a família, junto com o médico assistente, dando apoio ao controle dos sintomas e oferecendo conforto físico, emocional e espiritual, mesmo quando o processo da doença conduz a vida para um fim natural.

 

Saiba mais

Cuidado paliativo é um conjunto de medidas tomadas por toda a equipe multiprofissional encarregada do cuidado ao paciente que apresenta uma doença que ameace a vida, tendo como objetivo o controle dos sintomas físicos e psíquicos que afligem o paciente, seus familiares e cuidadores, buscando um entendimento holístico (mente, físico, social e espiritual) do conjunto paciente e família-cuidador, almejando sempre medidas que proporcionem o alívio do sofrimento de todos.

 

Os princípios desta abordagem são: entender a finitude da vida e que a morte é um processo natural, buscar viver o melhor possível durante o período final, para adquirir melhor qualidade de vida da pessoa e de sua família, aliviar a dor e os sintomas indesejados, integrar os aspectos psicológicos e sociais ao cuidado do paciente buscando na equipe interdisciplinar o entendimento de todas a nuances e atitudes associadas à finitude, oferecer um sistema que possibilite ajudar os pacientes a viver o mais ativamente possível e assistir a família e o cuidador para colaborar com os cuidados durante o curso da doença e preparar-se para a perda e o luto.

 

Serviço:

Hospital Geral Dr. Waldemar Alcântara
Rua Dr. Pergentino Maia 1559 – Messejana
Data: 24/04 (sexta-feira)
Horário: 9h às 12h
Local: Auditório do HGWA

 

 

23.04.2015

 

Assessoria de imprensa do HGWA
3216.8336/ 8970.4300/ 9619.7189

Giselle Dutra
Gestora de Célula/Secretarias
(85) 9922.2712

Coordenadoria de Imprensa do Governo do Estado – Casa Civil
comunicacao@casacivil.ce.gov.br
(85) 3466.4898