Conselho coordenado pela SDA discute maior projeto de crédito fundiário do País

24 de abril de 2015 - 12:00

O Conselho Estadual do Desenvolvimento Rural Sustentável (CEDR), coordenado pela Secretaria de Desenvolvimento Agrário (SDA), reuniu-se no final da tarde desta quinta-feira (23) para discutir o projeto de assentamento rural de 900 famílias na Fazenda Uruanan.

 

O projeto é referente à luta dessas famílias, que reivindicam o acesso aos recursos do Programa Nacional de Crédito Fundiário (PNCF) para compra de 10,341mil hectares numa área avaliada em cerca de R$31milhões e localizada nos municípios de Ocara, Chorozinho, Aracoiaba e Cascavel.

 

Hoje, cerca de 200 pessoas que participam da histórica luta de 10 anos das 900 famílias, estiveram presentes em audiência junto com o secretário de Desenvolvimento Agrário Dedé Teixeira e coordenadores da SDA para discutir propostas para o acesso ao crédito e o formato dos assentamentos.

 

De acordo com o secretário Dedé Teixeira, o assentamento é o maior desafio para o programa de crédito fundiário e pode ser a maior referência já realizada no País considerando-se as dimensões que a proposta elaborada pela SDA junto com o Idace (Instituto do Desenvolvimento Agrário do Ceará).

 

Na apresentação realizada nesta quinta-feira, já existe o projeto de adequar os assentamentos dentro dos programas como Desenvolvimento de Territórios, Quintais Produtivos, Agroecologia e Economia Solidária. O objetivo é desenvolver 19 projetos nestes modelos.

 

Crédito

Amanhã, sexta-feira (24), às 9h, no gabinete da SDA, acontece reunião entre representantes das famílias, através de associações, o secretário Dedé Teixeira, o secretário de Reordenamento Agrário do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) Ademar Lopes e o representante do MDA, Haroldo Oliveira.

 

 

23.04.2015

 

Aécio Santiago
Assessor da Secretaria de Desenvolvimento Agrário
85 3101.8105 | 8723.1539
aecio.santiago@sda.ce.gov.br | asscom@sda.ce.gov.br

 

Sabrina Lima
Gestora de Célula/Secretarias
sabrina.lima@gabgov.ce.gov.br

 

Coordenadoria de Imprensa
Casa Civil – Governo do Estado Ceará
85 3466.4898