Izolda Cela e Hélio Leitão conhecem experiência de ressocialização de internos em MG

24 de abril de 2015 - 19:00

A vice-governadora do Estado, Izolda Cela, e o secretário da Justiça e Cidadania, Hélio Leitão, estão em Minas Gerais com objetivo de conhecer a experiência mineira na ressocialização de internos do sistema prisional. Minas Gerais conta hoje com a Associação de Proteção e Assistência aos Condenados (Apac) que se dedica à recuperação e integração social dos condenados a penas privativas de liberdade. Integram ainda a comitiva cearense a defensora pública e assessora do sistema penitenciário, Aline Miranda, e a assessora da vice-governadora, Gilvana Linhares.

 

Os gestores visitaram duas unidades instaladas em Itaúna, uma feminina e uma masculina, que aplicam o método Apac. Também estiveram na Assembleia Legislativa do Estado onde se reuniram com deputados estaduais apoiadores do projeto, além de conversarem com o diretor-executivo da Federação Brasileira de Assistência aos Condenados (FBAC), Valdeci Ferreira. Na agenda está ainda um encontro com desembargadores que coordenam o projeto Novos Rumos, uma iniciativa do Judiciário mineiro, que coordena iniciativas Apac.

 

A ideia é conhecer detalhes do projeto e ver o que pode ser utilizado em uma possível experiência no Ceará. Positivamente impressionado com a experiência mineira, o titular da Sejus, Hélio Leitão, destaca que a metodologia utilizada resguarda a dignidade da pessoa privada de liberdade, verdadeiro desafio no atual sistema prisional brasileiro. “A busca de alternativas ao modelo prisional convencional é de extrema importância, pois o modelo posto já se mostrou insuficiente em todo o mundo”, aponta Leitão.

 

O método Apac foi criado em 1973 e existe em outros estados brasileiros e também no Exterior. Nelas, os internos estudam e desenvolvem diversas atividades de trabalho. A estrutura física substitui as celas pelos quartos e as unidades não contam com rígidos itens de segurança, tendo a disciplina como forte da instituição.

 

 

24.04.2015

 

Assessoria de Comunicação da Sejus
Camille Soares ( ascom.sejus@gmail.com / 85 3101.2862)

 

Gestor de Célula/Secretarias
Ciro Câmara ( ciro.camara@casacivil.ce.gov.br / 85 3466.4898)

 

Coordenadoria de imprensa do Governo do Estado
Casa Civil
comunicacao@casacivil.ce.gov.br / 85 3466.4898