Sejus implanta núcleo de assistência aos familiares de internos

25 de abril de 2015 - 11:00

Os internos do sistema penitenciário cearense e seus familiares contam agora com um núcleo específico que tem o objetivo de dar apoio jurídico, psicológico e social a esse público. É o Núcleo de Assistência à Família de Pessoas Privadas de Liberdade (Nuasf), através do qual a Secretaria da Justiça e Cidadania do Ceará (Sejus) busca fortalecer as ações de ressocialização dos internos.

Ligado à Coordenadoria do Sistema Penal (Cosipe), o Nuasf objetiva ser referência no atendimento e apoio às famílias das pessoas privadas de liberdade no Ceará. O núcleo fica situado na Casa da Cispe, localizada na Av. Heráclito Graça, 600, no Centro de Fortaleza, funcionando de segunda a sexta, das 8h às 17h. Não é necessário agendamento para que o familiar seja atendido. Em menos de um mês de funcionamento, cerca de 30 atendimentos são realizados por dia. A meta é chegar aos 100.

A equipe conta com três profissionais especializados para os atendimentos: um advogado, que dá as devidas orientações jurídicas e colabora na articulação junto às instituições para agilizar procedimentos da área do Direito; um psicólogo, que contribui no apoio psicológico às famílias, podendo fazer visitas, em alguns casos; e um profissional do Serviço Social que auxilia no encaminhamento de consultas e o apoio social necessário aos familiares.

De acordo com o supervisor do Nuasf, Bento Laurindo, esse é um serviço que o Estado tem obrigação de prestar à sociedade. “É um público que merece toda a nossa atenção e nosso suporte. É nosso dever, como servidores públicos do sistema penitenciário, dar a assistência necessária para que família e interno possam viver em paz na sociedade cearense. É um trabalho feito aqui fora, mas que contribui para a pacificação intramuros, pois o interno acaba se sentindo, de fato, assistido, o que colabora para que ele mantenha a calma dentro da unidade”, pontua.

Bento Laurindo

Para assumir o Nuasf, o agente penitenciário Bento Laurindo foi escolhido pela sua experiência e sensibilidade com os familiares dos internos. Um dos mais antigos servidores da Sejus, Bento Laurindo é graduado em Direito pela Universidade de Fortaleza, pós-graduado em Processo Penal, com especializações em Administração Prisional e Gestão Pública.

Agente penitenciário, Laurindo já foi chefe de equipe plantonista e chefe de segurança e disciplina. Assumiu a direção de grandes unidades penitenciárias do Estado, como Instituto Penal Paulo Sarasate (IPPS) e Instituto Presídio Professor Olavo Oliveira I (IPPOO I), além de ter sido secretário adjunto e secretário interino da Sejus

Serviço
Núcleo de Assistência à Família de Pessoas Privadas de Liberdade (Nuasf)
Local: Casa da Cispe (Av. Heráclito Graça, 600, Centro)
Funcionamento: segunda a sexta, das 8h às 17h.

25.04.2015

Assessoria de Comunicação da Sejus
Camille Soares ( ascom.sejus@gmail.com / 85 3101.2862)

Gestor de Célula/Secretarias
Ciro Câmara ( ciro.camara@casacivil.ce.gov.br / 85 3466.4898)

Coordenadoria de imprensa do Governo do Estado
Casa Civil
comunicacao@casacivil.ce.gov.br / 85 3466.4898