Camilo Santana assina protocolo para realização de Jogos Escolares da Juventude no CFO

29 de abril de 2015 - 21:00

O governador Camilo Santana assinou, nesta quarta-feira (29), o protocolo de intenções do Governo do Estado do Ceará com o Comitê Olímpico Brasileiro (COB) para a realização dos Jogos Escolares da Juventude, principal evento do esporte olímpico brasileiro, que vai marcar a inauguração oficial do Centro de Formação Olímpica (CFO). Essa foi a segunda visita de Camilo ao CFO após eleito.

 

“Esse sonho, que é o CFO, começou no governo Cid Gomes. É uma parceria com o governo da Dilma que vai permitir que atletas do Brasil e do mundo se preparem. É uma grande oportunidade inaugurar este equipamento com os Jogos da Juventude, que vão receber cerca de quatro mil atletas. Posso garantir que o CFO estará pronto e, entre junho e junho, estaremos aqui eu, Cid, Dilma, entregando esse equipamento de orgulho para nós”, disse Camilo.

 

Rcfo dentroO secretário de Esportes do Estado, Jeová Mota, agradeceu o empenho do governador para trazer um evento de tal porte para o Ceará. “Quero agradecer ao Camilo que, em quatro meses de governo, está aqui sendo recebido pelo COB para autorizar que o Ceará seja sede nacional desse evento. O governador autorizou todos os recursos necessários para que ele fosse realizado. E nos deixa ainda mais felizes por estarmos inaugurando o CFO, o maior centro de formação olímpica da América do Sul e que está entre os quatro maiores do mundo”, disse.

 

Após a assinatura, o governador, acompanhado do gerente-geral da Juventude e Infraestrutura do COB, Edgar Hubner; do secretário de Esportes, Jeová Mota; e do secretário de Infraestrutura, André Facó; visitou todas as instalações do Centro de Formação Olímpica, que já se encontram com as obras em fase avançada. A primeira etapa do CFO foi entregue no dia 30 de dezembro de 2014, pelo então governador Cid Gomes.

 

Jogos Escolares da Juventude

 

Os Jogos Escolares da Juventude (antigas Olimpíadas Escolares) serão realizados em Fortaleza, entre os dias 3 e 12 de setembro e vão receber as 12 modalidades da competição  deste ano.

 

O evento reúne milhares de atletas escolares de instituições públicas e privadas de ensino para uma competição de abrangência nacional, organizada pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB) com o apoio do Ministério do Esporte.

 

Durante os dias de disputa, há uma programação intensa direcionada aos participantes, com uma série de atividades culturais e educativas. O evento é realizado em duas etapas – em cidades diferentes –, com faixas etárias distintas, 12 a 14 e 15 a 17 anos. Atualmente, são disputadas 13 modalidades, sendo 11 comuns às duas etapas (atletismo, judô, natação, tênis de mesa, xadrez, basquetebol, futsal, handebol, vôlei, ciclismo e ginástica rítmica). A etapa de 12 a 14 anos também contempla o badminton e, a de 15 a 17, o taekwondo.

 

O CFO

 

Ligado à Arena Castelão por meio de uma passarela, o CFO forma com o estádio o maior complexo esportivo do Brasil, com 313 mil m². O Centro de Formação vai contar com 27 modalidades olímpicas e paralímpicas, além de outros esportes não previstos para as Olimpíadas do Rio, como futsal e karatê. O espaço possui quadras, salas para lutas, piscinas olímpicas, pistas de atletismo, campo de futebol, pistas de skate e BMX; quadras de vôlei de praia e de tênis de saibro.

 

Um dos destaques é o alojamento no prédio principal. São 84 quartos com capacidade para 248 pessoas, incluindo apartamentos adaptados para pessoas com deficiência. No mesmo edifício, outro ponto alto é a Sala das Federações, um espaço com 200 m² dedicado às entidades, com recepção, sala de estar, almoxarifado, arquivo, bancada de trabalho com capacidade para 20 pessoas e outras quatro salas para reuniões, três delas com capacidade para seis pessoas e uma maior para 18 pessoas.

 

Para completar, o CFO vai contar com um ginásio climatizado com capacidade para 17.100 pessoas em eventos esportivos e até 21 mil para eventos culturais.

 

Modalidades esportivas do Centro de Formação Olímpica

 

Atletismo, badminton, basquete, boxe, ciclismo, esgrima, futebol, ginástica rítmica e ginástica olímpica, handebol, hóquei, judô, levantamento de peso, luta olímpica, nado sincronizado, natação, pentatlo, polo aquático, rúgbi, saltos ornamentais, taekwondo, tênis, tênis de mesa, triatlo, vôlei de praia e voleibol.

 

 

29.04.2015

 

Thiago Sampaio
Repórter / Célula de Reportagem
thiagosamp@gmail.com

 

Ciro Câmara ( ciro.camara@casacivil.ce.gov.br / 3466.4898)
Gestor de Células/Secretarias

 

Coordenadoria de Imprensa do Governo do Estado
Casa Civil
comunicacao@casacivil.ce.gov.br / 85 3466.4898