Portal da Transparência: Estado e sociedade unidos por uma gestão ética

29 de abril de 2015 - 16:38

A construção de uma sociedade mais justa e equilibrada passa, necessariamente, pela transparência e controle social. Neste sentido, o Governo do Estado do Ceará disponibiliza uma das principais ferramentas para o acompanhamento e fiscalização das políticas públicas do Brasil: o Portal da Transparência, instrumento disponível à população no site www.transparencia.ce.gov.br.

 

O Portal apresenta ao cidadão informações sobre recursos captados e a aplicação desses nas diversas funções e programas governamentais. Disponibiliza, na íntegra, contratos e convênios celebrados pelos órgãos e entidades do Governo, informações sobre a remuneração de seus servidores, dentre outras, possibilitando que a população fiscalize as ações públicas e contribua para a transparência da gestão e combate à corrupção.

 

Além disso, o Portal ainda contempla planos, orçamentos e leis de diretrizes orçamentárias; relatórios fiscais; gráficos demonstrativos do histórico dos indicadores fiscais; informações pormenorizadas das despesas, inclusive as extraorçamentárias e cada nota de empenho com a íntegra dos seus textos; dados das receitas, das licitações e demonstrações contábeis previstas na Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF).

 

A ferramenta ultrapassou, em 2014, a marca de 1 milhão de visualizações de página em um único ano pela primeira vez. Nos dois primeiros meses de 2015 o comparativo em relação ao ano anterior aponta crescimento de 45%, saltando de 26.558 acessos ano passado para 38.538.

 

Serviço:

Acesse o Portal da Transparência do Governo do Estado do Ceará: www.transparencia.ce.gov.br.

 

 

29.04.2015

 

Assessoria de Comunicação da CGE – 85 3101.3474
Beatriz Linhares(beatriz.linhares@cge.ce.gov.br)
Twitter: @ComunicacaoCGE
Facebook: www.facebook.com/CgeCeara)

 

Ciro Câmara ( ciro.camara@casacivil.ce.gov.br / 3466.4898)
Gestor de Células/Secretarias

 

Coordenadoria de Imprensa do Governo do Estado
Casa Civil
comunicacao@casacivil.ce.gov.br / 85 3466.4898