Confira a programação dos equipamentos da Secult para este feriadão

30 de abril de 2015 - 14:46

Para muita gente o feriado de 1º de maio já começa hoje. Trazendo espetáculos teatrais, apresentações musicais, de dança, contação de histórias e mais de 10 exposições, os equipamentos da Secretaria de Cultura do Estado do Ceará prometem uma agenda cultural intensa de quinta, 30/4, a domingo 03/5, para cearenses e visitantes.

 

Nesta quinta-feira, às 20h, no Theatro José de Alencar, o Grupo Teatro Novo, realizador de grandes produções no Ceará, e que está completando 50 anos em 2015, estreia o espetáculo “A Raposa das Tetas Inchadas”. Com apresentação gratuita voltada para o público geral, o espetáculo dirigido por Sidney proporciona o encontro de gerações nos palcos do TJA e conta a história de uma Raposa e suas crias que vivem em uma casa subterrânea longe de tudo e de todos. É assim que a matriarca, uma velha progenitora, mantém dois filhos presos a um mundo criado conforme seus ideais e mentiras. A peça leva o texto de Rafael Barbosa e tem em seu elenco artistas como: Allan Duvale (Tarkovski), Fernanda Zeballos (Rosemary), João Antônio (Professor), Leuda Bandeira (Matriarca) e Patrick Castro (Miyazaki). Confira a programação teatral do Theatro José de Alencar para o feriado e final de semana, na página da Secult: www.secult.ce.gov.br

 

Também nesta quinta-feira, 30/4, a partir das 15h, inicia a segunda edição da Maloca Dragão, programação comemorativa dos 16 anos do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, equipamento da Secult, oferecendo mais de cem atrações artísticas gratuitas. Serão quatro dias de muitos shows, apresentações, atividades e exposições que mostra a força da arte cearense. Neste ano, a Maloca Dragão tem novidades como a feira literária, mostra de videodança, noite do metal, praça de alimentação com food-trucks, ampla programação infantil, novos espaços para apresentações e festas nas casas de show do entorno do Dragão. Confira programação completa no site: www.dragaodomar.org.br

 

 

Sobrado: obras de Volpi e Babinski chegam ao Ceará

 

No sábado, dia 02/5, o Sobrado Dr. José Lourenço abre às portas, de 9h às 17h, para visitação de obras de Volpi, Abraão Batista, Aldemir Martins, Babinski, Cícero Dias, Clóvis Graciano, J. Borges, José Lourenço, Mariza Viana, Marcelo Grassman, Rossino Perez, Regina Silveira e Stênio Diniz, na Mostra “Traços da Gravura Brasileira”. Na exposição cada um dos gravuristas, de grande importância para os cenários artístico, cultural e histórico nacionais, provoca diferentes impactos, propostas e estéticas. A ideia é trazer ao visitante obras pouco conhecidas destes 13 grandes nomes das artes visuais brasileiras, com trabalhos de grande beleza e significado. A exposição segue até 30/5, das 9h às 18h, de terça-feira a sexta-feira, e aos sábados, das 9h às 17h.

 

Também no Sobrado, localizado na Rua Major Facundo, 154 – Centro, os visitantes podem conferir a exposição “Seres Urbanos – Fanzines 90’s”, que reúne, além dos muitos fanzines produzidos pelo grupo Seres Urbanos, uma série de peças gráficas, como cartazes de exposições e shows de rock, capas de fita cassete, envelopes de arte postal, trabalhos em artes gráficas, quadrinhos e colagens, compondo um recorte de um dos momentos mais ricos da produção independente, desenvolvida em Fortaleza na década de 1990. O Sobrado Dr. José Lourenço funcionará no sábado, das 9h às 17h, com acesso gratuito.

 

Xilogravuras no Museu do Ceará

Trazendo xilogravuras de João Pedro de Juazeiro e curadoria de Gilmar de Carvalho, o Museu do Ceará oferece ao público neste sábado, 02/4, das 9h às 17h, a Exposição Impressões do Sertão Cearense. Acesso gratuito.

 

 

Museu Sacro: Data Magna

O Museu Sacro São José de Ribamar, outro equipamento da Secult, localizado nos arredores da praça central do município de Aquiraz, a 26km de Fortaleza, estará aberto à visitação neste sábado, com entrada franca, das 8h às 17h, com exposição permanente reunindo peças como jornais da época, incluindo anúncios de venda de escravos, além de textos em que senhores prometiam recompensas a quem encontrasse escravos fugitivos.

 

A programação completa dos equipamentos da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará encontra-se disponível no site: www.secult.ce.gov.br

 

 

 

30.04.2015

 

Assessoria de Comunicação da Secult
Dalwton Moura / Clovis Holanda ( secultmkt@gmail.com )
85 3101.6761 / 8699.6524 / 8829.8222

 

Giselle Dutra
Gestora de Célula/Secretarias

 

Coordenadoria de Imprensa do Governo do Estado – Casa Civil
comunicacao@casacivil.ce.gov.br
 (85) 3466.4898