Teatro Carlos Câmara retoma sua programação, nesta quarta-feira (06)

5 de Maio de 2015

?O Teatro Carlos Câmara (TCC), equipamento da Secretaria da Cultura do Governo do Estado, nesta quarta-feira, 6/5, retoma sua programação de dança, música e teatro, e vem com novidade: além das atividades regulares, o espaço inicia o projeto “Sala de Ensaio”, que é a cessão do palco de segunda a sexta-feira, no período da manhã e/ou tarde, para grupos e artistas das diversas linguagens para ensaio, criação e experimentação.

 

Para compor a programação de maio e junho de 2015, o projeto “Centro em Cartaz” selecionou por Convocatória Pública 24 projetos de artistas e grupos. A seleção contou com 154 inscritos, oriundos de 13 cidades do Estado (Aquiraz, Arneiroz, Caririaçu, Fortaleza, Icó, Itapipoca, Juazeiro do Norte, Maranguape, Pacajus e Umirim). Destes projetos, 24 foram de dança, 60 de música e 70 de Teatro. Este resultado representa um aumento da participação dos artistas no projeto e ressalta a importância do equipamento para a difusão e promoção da produção cearense.

 

Cumprindo as diretrizes de afirmação da riqueza da cultura cearense, estímulo ao fazer artístico e democratização do acesso aos equipamentos culturais, o Teatro Carlos Câmara abriga regularmente atividades integradas de diversas linguagens, sempre com entrada franca, pelo projeto “Centro em Cartaz”. A programação do equipamento é produzida pelo Grupo Pavilhão da Magnólia, também selecionado pela Secretaria via edital.

 

Diversidade de Estilos

Uma verdadeira mistura de estilos e de gerações de artistas está compondo a programação dos meses de maio e junho no TCC, entre eles nomes consagrados de artistas cearenses da capital e interior do Estado, como o ator e diretor, Ricardo Guilherme, que chega aos palcos no dia 8/5 com o espetáculo “Bravíssimo”, e texto inspirado em crônicas de Nelson Rodrigues; um dos grandes destaques do rock nacional, a banda Verônica Decide Morrer, trará apresentação de novas músicas e antigos sucessos, dia 23/5, no show “Testemunho de Trava”, especial do projeto Viva o Centro; espetáculos de dança da 2 Cia De Dança, do N infinito, da Cia OMÍ e da Rudá Cia de Dança também chegam ao palco do equipamento cultural da Secult, juntamente com apresentações da cena contemporânea de várias regiões do Ceará, como o “Burtonescos”, do Grupo 2 de Teatro e a música de “Dudé Casado” baseada no rock’n roll, folk, psicodélico e inspirada na música regional.

 

Quartas de dança

A partir desta quarta-feira, 6/5, o Projeto “Têmpora de Dança” trará o espetáculo “Dança para meninos crus /É carona”, da 2 Cia de Dança. Na sequência, virão as apresentações do N Infinito, com “Mistura – a dança das coisas “, além dos grupos folclóricos Mira Ira e Raízes Nordestinas. Em uma programação que engloba também experiências em danças urbanas e dança contemporânea, virá a Rudá Cia de Dança e do Laboral Crew, grupo oriundo da formação em dança, do Centro Cultural Bom Jardim.

 

No Projeto “Ceará Sonoro”, realizado sempre às quintas-feiras, nomes como Juruviara e os Cabra, Expresso5, Herluno Trio, Hip Hop Quilombo Favela poderão ser vistos, e em paralelo o Teatro Carlos Câmara receberá também a Orquestra de Sopros UECE e a Orquestra Jovem CEM.

 

Às sextas-feiras, ganha o palco do TCC o Projeto “Cena contemporânea de Teatro”, recebendo o solo de artistas como Ricardo Guilherme, com Bravíssimo, e Silvero Pereira, em “Uma flor de Dama”. Os espetáculos “Hamlet”, Solo do Coletivo Soul, “As aventuras de Dom Quixote”, do Grupo Formossura, “Pratativando”, da Cia Mais Caras também comporão as noites do Carlos Câmara.

 

 

Serra, mar e sertão estão aqui

O grupo Dois de Teatro, de Barbalha, virá à Fortaleza apresentando o espetáculo “Burtonesco”. Já Dona Zefinha, de Itapipoca, apresentará no TCC “O casamento de Tambarim”. De Arneiroz, marcará presença o grupo Arte Jucá, trazendo a peça “Farsa do Cuviteiro”.

 

:: Programe-se – MAIO – 2015

 

Dia 06/05 – Dança para meninos crus /É carona – Em 2 Cia de Dança
Dia 08/05 – Bravíssimo – Ricardo Guilherme
Dia 13/05 – Mistura – a dança das coisas – N?
Dia 14/05 – Me perder me faz andar – Juruviara e os cabra
Dia 15/05 – Pratativando – Cia Mais Caras
Dia 20/05 – O mais profundo é a pele – Cia OMÍ
Dia 21/05 – HerLuNo Trio
Dia 22/05 – Burtonescos – Grupo 2 de Teatro
Dia 23/05 às 18h30 – ESPECIAL PROJETO VIVA O CENTRO – Verônica Decide Morrer – Testemunho de Trava
Dia 27/05 – Water Drop/Um ponto de vista do concreto – Rudá Cia de Dança
Dia 28/05 – Orquestra de Sopros da Uece
Dia 29/05 – As aventuras de Dom Quixote – Grupo Formosura

 

SERVIÇO:

Teatro Carlos Câmara: Rua Senador Pompeu, 454- Centro – Fortaleza/CE
Fone: (85) 3254 5542 – Email: tcc@pavilhaodmagnolia.com.br

 

Sala de ensaio:

Segundas e terças, 8h às 17h
Quartas, quintas e sextas, das 8h às 12h

 

Centro em Cartaz:

Temporada de Dança – DANÇA -Quartas – 18h30
Ceará Sonoro – MÚSICA – Quintas as 18h30
Cena Contemporânea – TEATRO – Sextas- 18h30

Informações gerais:

http:/www.secult.ce.gov.br
http://www.facebook.com.br/secult.ce
http://www.pavilhaodamagnolia.com.br
http://www.facebook.com.br/centroemcartaz

 

 

05.05.2015

 

Assessoria de Comunicação da Secult
Dalwton Moura / Clovis Holanda
secultmkt@gmail.com    
SECRETARIA DA CULTURA DO CEARÁ –  (85) 8699-6524 /8829 8222 / 3101-6761

 

Giselle Dutra
Gestora de Célula/Secretarias

 

Coordenadoria de Imprensa do Governo do Estado – Casa Civil
comunicacao@casacivil.ce.gov.br
 (85) 3466.4898