Mortes violentas caem pelo terceiro mês seguido no Ceará

6 de maio de 2015 - 17:18

No acumulado dos quatro primeiros meses deste ano, o Estado do Ceará já assinalou uma queda de 11,31% nos números de mortes violentas, considerando o mesmo período do ano passado, sendo salvas 181 vidas. Os números são confirmados com a redução dos Crimes Violentos Letais e Intencionais (CVLI) pelo terceiro mês consecutivo. Os índices de abril foram divulgados pelo governador Camilo Santana, que presidiu – juntamente com a vice-governadora Izolda Cela – a reunião de monitoramento do programa “Em Defesa da Vida”, nesta quarta-feira (6), na sede da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS).

No mês de abril, foi registrada queda de 4,9% nos óbitos em relação a abril do ano passado em todo Ceará. A Capital e Região Metropolitana também identificaram reduções, tendo, respectivamente, uma diminuição de 17,1% e 8,6% nos índices de CVLI. Os dados foram discutidos pelo governador, que participa, mensalmente, da reunião de monitoramento do programa “Em Defesa da Vida”, com o objetivo de acompanhar de perto os trabalhos desenvolvidos.

“O trabalho da segurança pública é um trabalho contínuo, diário, permanente de planejamento, monitoramento e organização. Já estamos discutindo sobre as formações das primeiras turmas do BPRaio (Batalhão de Policiamento de Rondas de Ações Intensivas e Ostensivas) da Polícia Militar. Os policiais estão sendo treinados no Cariri, sendo implementadas as formações até julho deste ano, além da Região Norte que terá seu início para outubro deste ano”, revelou o governador durante a reunião. 

RsspdsdentroEntre as discussões, ações estratégicas foram programadas para intensificar a abordagem na Região Norte e Sul do Interior, que apresentaram aumento nos índices. “Estão sendo dadas respostas imediatas para todos os últimos acontecimentos e sendo identificados todos criminosos para que possam ser punidos com o rigor da lei. Operações para desarticulações desses criminosos estão sendo realizadas. O importante é saber que onde uma ação criminosa for deflagrada, uma ação mais precisa do Governo do Estado também será correspondida”, ressaltou Delci Teixeira, secretário da Segurança Pública e Defesa Social.

A reunião, que tem ainda a participação de servidores através de videoconferência, transmitindo imagens das corporações de cinco cidades do Interior (Sobral, Crateús, Quixadá, Russas e Juazeiro do Norte), teve a participação do secretário Delci Texeira, comandantes das vinculadas – Polícia Civil, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros Militar e Perícia Forense –, além de cerca de 60 profissionais das forças de segurança.


Veja tabela completa 
aqui

 

Homenagens e congratulações aos serviços prestados

bombeiroDurante a pauta de alinhamento de segurança, o governador teve a oportunidade de parabenizar uma guarnição do Corpo de Bombeiros que realizou recente salvamento no Parque do Cocó, resgatando uma vítima. Emocionado, o governador congratulou o capitão Oswaldo Pereira, o sargento Francisco José de Souza, o sargento Claudino Santos, o cabo Daniel Oliveira e o cabo Francisco Antônio Pereira por seus serviços prestados à sociedade. Aproveitou, ainda, para registrar aquele momento “por estar ao lado de pessoas que doam suas vidas diariamente ao ser humano”.

Já no fim da reunião, o governador Camilo Santana também recebeu a placa de Amigo do Comando de Polícia Comunitária das mãos do comandante do Ronda, Tenente-Coronel Fernando Albano, pelo recente aniversário de oito anos do Batalhão.

06.05.2015

Wilame Januário
Repórter/Célula de Reportagem
wilame.januario@casacivil.ce.gov.br

Ciro Câmara
Gestor de Célula/Secretarias
ciro.camara@casacivil.ce.gov.br

Coordenadoria de Imprensa do Governo do Estado
Casa Civil
comunicacao@casacivil.ce.gov.br / (85) 3466.4898