Semana Nacional dos Museus, homenagem, dança, teatro e música na programação de maio

8 de maio de 2015 - 12:09

O Brasil celebra o Dia Internacional do Museu em 18 de maio e a programação cultural dos equipamentos da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará destaca a 13ª Semana Nacional de Museus, que reúne ações de diversas entidades de todo o País, trazendo como tema “museus para uma sociedade sustentável”. A ideia é estimular a reflexão, debater e trocar experiências sobre o assunto. Os museus da Secult participam da Semana, entre os dias 18 e 23 de maio.

 

No Teatro Carlos Câmara, atrações de Fortaleza e de outras regiões do Ceará são o destaque da programação especial de maio, com os espetáculos selecionados através da convocatória pública recentemente promovida pelo TCC. O espetáculo “Bravíssimo”, de Ricardo Guilherme, vem com texto inspirado em crônicas de Nelson Rodrigues; um dos grandes destaques do novo rock cearense, a banda Verônica Decide Morrer fará apresentação de novas músicas e antigos sucessos, no show “Testemunho de Trava”, especial do projeto Viva o Centro.

Também no Teatro Carlos Câmara espetáculos de dança da 2 Cia De Dança, do N infinito, da Cia OMÍ e da Rudá Cia de Dança também sobem ao palco, juntamente com apresentações da cena contemporânea de várias regiões do Ceará, como o “Burtonescos”, do Grupo 2 de Teatro, e a música do caririense Dudé Casado, egresso do grupo Dr. Raiz, baseada no rock’n roll, no folk e na psicodelia.

 

Arquivo Público

Até o dia 12 de maio, o Arquivo Público do Ceará recebe inscrições para a Oficina de Preparação de Candidaturas para o Programa Memória do Mundo, da Unesco. A atividade será realizada no dia 15 de maio, turnos manhã e tarde, e contará com as palestras do presidente do Comitê MOW/Brasil, Vítor Manoel Marques da Fonseca, e do diretor-geral do Arquivo Público do Estado do Ceará, Márcio Porto, membro do MOW/Brasil.

 

Durante a oficina, eles abordarão assuntos como os Acervos Brasileiros e o Programa Memória do Mundo da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), além de prestar orientações sobre como preencher o formulário de candidatura. As orientações se destinam aos interessados em apresentar candidaturas de acervos documentais, para receberem reconhecimento pelo programa Memória do Mundo.

 

 

Tributo a Zé Menezes

O Theatro José de Alencar traz, no dia 13 de maio, show tributo em homenagem ao filho do Ceará, Zé Menezes, artista reconhecido nacionalmente. Um encontro com grandes profissionais e convidados especiais, sob o comando do consagrado violonista, compositor e arranjador Tarcísio Sardinha, mestre para gerações de músicos cearenses.

 

Para reforçar a importância e a dimensão da obra de Zé Menezes, também será produzido um DVD com depoimentos de pessoas que, de alguma maneira, tiveram relação com o multiinstrumentista cearense, autor do clássico “Nova Ilusão” e do conhecido tema musical que durante décadas abriu o programa de TV “Os Trapalhões”.

 

Além dessa atração, o TJA apresentará no mês de maio uma série de peças teatrais da Cia de Teatro Trima, do Grupo Mosaico de teatro, da Cia Camarim de Teatro, do Grupo T.U.D.O., bem como o espetáculo de dança “Eu acho que não estamos mais no Kansas, Rosana”, um solo de Lua Ramos com direção de Lucas Sancho, e os Concertos de Câmara, da Orquestra Sinfônica da Uece. Uma programação diversificada e acessível, em sintonia com as diretrizes da política cultural do Estado.

 

Novos olhares para o Centro

Em parceria com o Instituto da Fotografia, o Sobrado Dr. José Lourenço, equipamento da Secult, sediará aos sábados, de 9 de maio a 13 de junho, das 8h às 12h, o Curso “Fotografia Básica: Novos Olhares para o Centro”. A atividade terá como facilitadores Marília Oliveira e Régis Amora. As inscrições serão realizadas pelo e-mail ifotomailing@gmail.com.

Seguem em Cartaz durante todo o mês de maio, no Sobrado Dr. José Lourenço, as exposições “Seres Urbanos-Fanzines 90’s” e “Mostra Traços da Gravura Brasileira”. As visitações ocorrem de terça a sexta, das 9h às 18h e aos sábados de 9h às 17h. Acesso gratuito.

 

Espaço Estação

Também ao longo do mês de maio o acervo da Biblioteca Pública do Estado segue aberto no Espaço Estação (Rua 24 de Maio, 60, Centro, ao lado da Praça da Estação), enquanto duram as obras de reforma geral da biblioteca. O espaço conta com todos os setores conhecidos pelos frequentadores da Biblioteca Pública do Estado, como a sala de leitura infantil, o setor braile, o setor de empréstimos e salas de leitura individual. O funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, e aos sábados, das 8h às 17h.

 

Programação completa no site da Secult: www.secult.ce.gov.br

 

08.05.2015

 

Paula Candice
Jornalista – MTB JP 1632
Cel. Pessoal: 85.91494987
paulacandice@gmail.com

Giselle Dutra
Gestora de Célula/Secretarias

Coordenadoria de Imprensa do Governo do Estado

Casa Civil
comunicacao@casacivil.ce.gov.br / (85) 3466.4898