Dia D: governador participa de campanha de vacinação contra gripe e sarampo em Fortaleza

9 de maio de 2015 - 14:49

A atividade no Posto de Saúde Maurício Mattos Dourado, no bairro Edson Queiroz, em Fortaleza, começou cedo neste sábado (9), com o dia “D” da vacinação contra gripe e sarampo. Antes da chegada do governador Camilo Santana e do prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio, inúmeros pacientes já estavam a postos para se imunizar. O chefe do executivo estadual conclamou a população a se mobilizar no combate às doenças. “Hoje é o início da campanha de vacinação contra a gripe e é importante, até o dia 22 de maio, que a população procure um posto de saúde para ser vacinada. Conclamo ainda as pessoas que não se imunizaram contra o sarampo que busquem as unidades mais próximas e ajudem a erradicar esta doença no Estado”, afirmou.

 

Já o prefeito Roberto Cláudio, que também é médico, auxiliou as enfermeiras na aplicação das vacinas, falou sobre a campanha da gripe e reforçou o combate do sarampo no Ceará. “A Prefeitura de Fortaleza, em parceria com o Governo do Estado, está trabalhando para atingir a meta de vacinação contra a gripe e ainda erradicar o sarampo no Ceará. Já tivemos avanços muito importantes, mas é preciso vigiar para vacinarmos o máximo de pessoas possíveis”, informou.

 

PersonagemA dona de casa Danielle do Nascimento, de 35 anos, aproveitou a manhã deste sábado para levar os dois filhos, um de seis meses e outro de cinco anos, e também se vacinar. Para ela, essa preocupação do poder público é fundamental no combate às doenças. “Assim como o governo, eu também estou preocupada com a saúde dos meus filhos. Por isso, procurei o posto logo que acordei”, disse.

Do bairro Edson Queiroz, governador e prefeito de Fortaleza seguiram para o posto de saúde Irmã Hercília Lima Aragão, no bairro São João do Tauape, onde visitaram as instalações e conferiram o cumprimento da campanha. Entre os que aguardavam a vacinação, estava o agricultor e comerciante Raimundo Martins, 79. ´”É muito importante o Estado estimular a vacinação para evitar um mal maior. Eu sempre procuro me vacinar. As pessoas precisam encarar como uma coisa normal, não tem que ter medo”, disse.

Fotos: Ariel Gomes

lauroO aposentado Lauro Bezerra Lopes, 78, acompanhado da esposa Maria Airtes Lopes, garantiu que todos os anos comparece para atualizar sua dose de vacinas. “É uma medida muito benéfica para todos, pois tanto o Governo economiza em tratamento como nós economizamos estando com saúde. Me considero um jovem velho. Tenho só 78 anos, mas me sinto com muito mais”, disse, com bom humor.

Dia “D”
No Dia “D” de mobilização, a Secretaria da Saúde do Estado manterá um posto de vacinação, neste sábado (9), das 8 às 17 horas. Em todo o Ceará estão sendo mobilizados 28.180 profissionais e 1.800 veículos terrestres para a vacinação em 2.394 postos fixos, 1.200 postos volantes, unidades de saúde com salas de vacina, instituições de idosos, hospitais e domicílios. O dia “D” de vacinação contará com todos os postos de saúde de Fortaleza para aplicação das vacinas no horário de 8h às 17h, além de pontos de vacinação volantes.

 

Foto: Marcos Studart

Sarampo
O público-alvo da vacina contra o sarampo são as crianças de 6 meses a menores de 5 anos com esquema de vacinação incompleto e a população na faixa etária de 5 a 29 anos que ainda não se vacinou. Em Fortaleza foram vacinadas aproximadamente 860 mil pessoas, o que corresponde a 77% da meta de 1.125 milhão de pessoas.

Influenza – quem deve se vacinar
A meta da 17ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza no Estado é imunizar no mínimo 80% da população de 2.001.362 habitantes dos grupos prioritários a serem vacinados, que incluem crianças de 6 meses a menos de 5 anos, trabalhadores de saúde, gestantes, mulheres com até 45 dias pós-parto, população indígena, idosos a partir dos 60 anos, portadores de doenças crônicas e outras categorias de risco clínico, população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional. A influenza é uma infecção viral aguda que afeta o sistema respiratório. A campanha contra a gripe segue até o dia 22 de maio. A campanha do sarampo será por tempo indeterminado até Fortaleza atingir a meta estabelecida pelo Ministério da Saúde.

 

09.05.2015

Wiarlen Ribeiro e Thiago Sampaio
Repórteres / Célula de Reportagem

 

Giselle Dutra
Gestora de Célula / Secretarias

 

Coordenadoria de Imprensa do Governo do Estado
Casa Civil
comunicacao@casacivil.ce.gov.br / (85) 3466.4898