Novo presidente do Centec quer aprofundar iniciativas de extensão e formação de professores

12 de maio de 2015 - 19:32

Em cerimônia de posse como novo presidente do Instituto Centro de Ensino Tecnológico (Centec), o engenheiro Francisco Lopes Viana anunciou que vai aprofundar as iniciativas de extensão e de formação de professores. O discurso do presidente foi realizado em solenidade na tarde desta segunda-feira (11/5), na sede do Centec, para um público composto por autoridades, dentre elas o secretário da Ciência, Tecnologia e Educação Superior (Secitece), Inácio Arruda, além de colaboradores da instituição e familiares.

Viana deverá comandar o novo redesenho do papel do Centec, que está sendo estudado a partir do cenário de constante expansão do ensino técnico e superior no Estado. Para o secretário Inácio Arruda, o presidente irá ajudar a realizar as mudanças necessárias. “O nome de Francisco Viana foi escolhido por seu preparo, por sua trajetória e pelo seu conhecimento farto. Ele nos apoiará na implementação desta renovação do Centec, garantindo a permanência da solidez e da credibilidade da instituição”, destacou Inácio.

RvianaO secretário da Secitece também lembrou a importância da integração entre os órgãos de C&T do Estado. “Cada uma das instituições possui projetos diferentes, responsabilidades próprias, mas somos um corpo só!”, disse, mencionando que, com a posse do Centec, a nova estrutura do Sistema Secitece está completa.

O novo presidente possui mais de 40 anos dedicados à Ciência e à Tecnologia, tendo passado por instituições como Nutec e Funcap, além de ter presidido a Funceme e a Cogerh. Foi ainda secretário executivo do Conselho Estadual de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, coordenador de Ciência, Tecnologia e Projetos Especiais da Seplan (Secretaria de Planejamento e Coordenação do Estado do Ceará) e superintendente de Outorga e Regulação da Agencia Nacional de Água (ANA). Viana é engenheiro civil e Mestre em Engenharia de Recursos Hídricos pela Universidade Federal do Ceará (UFC).

 

Despedida

Em seu discurso de despedida, o ex-presidente do Centec, Francisco Ferrer, enfatizou a capilaridade da instituição no Ceará e seu envolvimento com instituições fortes e sólidas. “Viana, você está recebendo um instrumento simples, mas de grande importância para a C&T do Estado”, disse, destacando a abertura que o Centec tem com órgãos como o MCTI e MEC e os contratos e convênios que possui com o Governo do Estado, por meio de secretarias como a da Ciência, Tecnologia e Educação Superior (Secitece), Educação (Seduc), Cidades, do Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS) e da Pesca e Aquicultura (SPA).

O novo gestor da instituição foi escolhido por unanimidade durante reunião do Conselho de Administração do Centec no último dia 6 de maio. Antes de ser indicado para assumir a presidência do Centec, Francisco Viana ocupava o cargo de Secretário Executivo do Conselho de Altos Estudos da Assembleia Legislativa (AL-CE).

O Instituto Centec tem a missão de promover a educação e a tecnologia em áreas estratégicas para o desenvolvimento sustentável do Ceará. Para isso, conta com 44 unidades operacionais que oferecem capacitação gratuita por meio de parceria com o Governo do Estado do Ceará, através da Secitece.

Participaram da cerimônia de posse o ex-deputado federal Ariosto Holanda, o secretário adjunto da Secitece, Francisco Carvalho, o deputado estadual Carlos Felipe e o presidente do Nutec, Francisco Magalhães.

Fonte: Assessoria de Comunicação da Secitece
Fotos: Tiago Stille

 

12.05.2015

Assessoria de Marketing e Comunicação do Instituto Centec
 (85) 3066-7030 / 9949-1534 (Tim) / (85) 8502-3007 (Claro)
marketing@centec.org.br / www.centec.org.br
https://www.facebook.com/InstitutoCentecCeara

 

Sabrina Lima
Gestora de Célula/Secretarias

 

Coordenadoria de Imprensa
Casa Civil – Governo do Estado Ceará
85 3466.4898