Semace inicia curso de multiplicadores do CAR para atuar no interior do Estado

13 de Maio de 2015

A Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace) deu início nesta terça-feira (13) ao curso de formação de multiplicadores para ministrar cursos de capacitação sobre o Cadastro Ambiental Rural (CAR). A capacitação é fruto do Plano de Ação para Implementação do CAR no Ceará e tem como objetivo formar agentes multiplicadores para realizarem cursos de capacitação no interior do Estado e auxiliar no cadastramento das propriedades ou posses rurais de até quatro módulos fiscais.

 

O curso, voltado para técnicos de entidades governamentais parceiras da Superintendência na divulgação e capacitação em relação ao CAR, acontecerá até a sexta-feira (15), na Escola de Gestão Pública, com carga horária total de 32hs/aula. Em sua abertura, o curso contou com a presença do titular da Semace, José Ricardo Araújo, que falou sobre a importância da capacitação e do empenho de todos os participantes para uma ação exitosa com relação ao cadastramento nos municípios do Estado. Também se fez presente na abertura a superintendente adjunta do Instituto de Desenvolvimento Agrário do Ceará (Idace), Maria das Graças Pedrosa.

 

Durante sua programação, o curso irá explanar as temáticas: Importância Social e Econômica do CAR, Legislação Ambiental aplicada ao CAR, Sistema Nacional de Cadastro Ambiental Rural (SiCAR ), Noções de Geoprocessamento ao CAR, além de exercícios voltados para a prática. Os módulos serão ministrados pelas engenheiras florestais da Semace, Marcela Mendonça e Jaine Cubas, e os geógrafos da Semace e do Idace, Audírio Bezerra, Linardy Barreto e Felipe Portela.

 

Participam do curso: técnicos da Semace do Crato e Sobral, Idace, Secretaria de Desenvolvimento Agrário, Serviço Nacional de Aprendizagem Rural e das gerências de Unidades de Conservação da Secretaria do Meio Ambiente.

 

CAR
O CAR é um registro eletrônico obrigatório para todos os imóveis rurais, que tem como objetivo integrar as informações ambientais das propriedades e posses rurais, compondo a base de dados para controle, monitoramento e planejamento ambiental e econômico. O cadastro pode ser feito através do site: www.car.gov.br.

 

A Semace, assim como seus demais parceiros, auxiliam os empreendedores rurais e agricultores a se inscreverem no CAR. A Diretoria Florestal (DIFLO) da Semace é a responsável em dar essa assistência aos cidadãos. As dúvidas podem ser dirimidas através dos telefones (85) 3264-8117 ou (85) 3101-5546.

 

 

13.05.2015

Ana Luzia Brito
Assessora de Imprensa da Superintendência Estadual do Meio Ambiente
85 3101.5554 | 8653.8337
comunicacao@semace.ce.gov.br

 

Sabrina Lima
Gestora de Célula/Secretarias

 

Coordenadoria de Imprensa
Casa Civil – Governo do Estado Ceará
85 3466.4898