Resgate dos Bombeiros repercute do outro lado do mundo

14 de maio de 2015 - 18:17

O resgate realizado pela 5ª Guarnição de Salvamento do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará, no último dia 24 de março, no Papicu, repercutiu do outro lado do mundo. A rede de televisão japonesa TBS produziu matéria sobre o feito da equipe comandada pelo capitão Osvaldo. O próprio Osvaldo concedeu entrevista, ao lado do cabo Daniel, responsável pela intervenção via rapel.

A mesma equipe realizou salvamento semelhante no último domingo, no Bairro de Fátima. Os japoneses possuem especial atenção a casos ligados a salvamentos, por conta dos incidentes que por vezes acontecem no país. A técnica utilizada pelos bombeiros cearenses foi enaltecida pela equipe de reportagem.

Rbombeiros2O capitão Osvaldo destaca pontos fundamentais para o sucesso em casos como o do Papicu: a equipe conseguiu se deslocar da Avenida Leste-Oeste (Presidente Castelo Branco) até a Cidade 2000 em apenas oito minutos; a postura na negociação, que durou cerca de uma hora e meia; e a técnica de armação e estratégia de intervenção.

Reconhecimento

Os cinco componentes da Guarnição de Salvamento foram parabenizados pelo governador Camilo Santana e pela vice-governadora Izolda Cela, na última quarta-feira (6), durante reunião de monitoramento da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS). Eles vão ganhar medalhas de honra nas comemorações dos 180 da Polícia Militar, na próxima semana.

A equipe responsável pelos dois salvamentos é formada pelo capitão Osvaldo, comandante da Guarnição e negociador no salvamento; sargento Souza, comandante adjunto; sargento Claudino, motorista do resgate; cabo Carneiro, armador número 1; e cabo Daniel, armador número 2 e responsável pelo rapel. “O sucesso se deveu à coordenação da equipe. Mesmo sem nos falarmos o tempo todo sabíamos o que cada um devia fazer”, resume o capitão Osvaldo.

Doze salvamentos no ano

Ocorrências dessa ordem, que envolvem salvamento terrestre e/ou em alturas são direcionadas, preferencialmente, ao quartel do Núcleo de Busca e Salvamento (NBS). Neste ano, foram atendidas doze ocorrências (duas em janeiro, cinco em fevereiro, uma em março, três em abril e uma em maio).

 

 

14.05.2015

 

Assessoria de Comunicação do Corpo de Bombeiros
Capitã Juliany
imprensa.cbmce@gmail.com / (85) 3101.2211

Assessoria de Comunicação da SSPDS
Kélia Jácome
kelia.jacome@sspds.ce.gov.br / (85) 3101.6517

Ciro Câmara
Gestor de Célula/Secretarias
ciro.camara@casacivil.ce.gov.br

Coordenadoria de Imprensa do Governo do Estado
Casa Civil
comunicacao@casacivil.ce.gov.br /(85) 3466.4898