3º Encontrão Hacker começa nesta sexta (15), em Fortaleza

15 de maio de 2015 - 20:52

    Com a proposta de construir um mapa de ferramentas culturais que contribuam para o avanço da gestão cultural, acontece nesta sexta-feira (15), e neste sábado (16), em Fortaleza, o 3º Encontrão Hacker: Ferramentas de Participação e Gestão para a Cultura. O evento, sediado no Condomínio Uirapuru (Av. Alberto Craveiro, 2222, Castelão), tem programação das 10h às 22h e é realizado pelo Instituto TIM, com apoio da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará.

 

    O encontro é voltado para gestores, conselheiros, profissionais e empreendedores e todos os interessados em políticas culturais e ferramentas digitais para a gestão pública. A participação é gratuita. O 3º Encontrão reúne representantes do setor público, da sociedade civil organizada e de coletivos da cultura digital, visando dialogar sobre ferramentas e processos de participação e gestão da cultura. Para tanto, serão realizados grupos de trabalho, apresentação de projetos e rodas de conversa com o objetivo de construir um grande “roadmap” (instrumento de planejamento) de ferramentas digitais para a gestão da cultura.

     

 

    A programação do 3º Encontrão Hacker alterna entre momentos gerais com debates envolvendo todos os participantes, e específicos, em que subgrupos aprofundarão os trabalhos separadamente.

     

 

    Mapa Cultural

    Encerrando a programação do Encontrão Hacker, no sábado (16), às 20h, no Estoril, na Praia de Iracema, será lançado pelo Instituto TIM, em parceria com a Secretaria da Cultura do Estado do Ceará, o projeto Mapa Cultural do Ceará, uma plataforma digital de gestão cultural e mapeamento colaborativo. O projeto tem como objetivo reunir informações sobre agentes, espaços, eventos e projetos culturais por meio de uma ferramenta colaborativa, fornecendo ao poder público uma radiografia da área de cultura e ao cidadão um mapa de espaços e eventos culturais da cidade.

 

    As discussões para criação da plataforma tiveram início em 2013, quando agentes de vários países da América Latina e do Brasil se reuniram para debater a elaboração de uma ferramenta de mapeamento de iniciativas culturais e gestão cultural. Dessa iniciativa surgiu um software livre, chamado “Mapas Culturais”, com o objetivo de contribuir para a gestão cultural dos municípios e estados e que pode ser adotado gratuitamente por qualquer cidade ou estado.

 

    Durante o 3º Encontrão Hacker, sexta e sábado em Fortaleza, estarão reunidos representantes das cidades que implementaram o software “Mapas Culturais”, da sociedade civil organizada e de coletivos da cultura digital para dialogar sobre essa e outras ferramentas, sobre processos de participação e gestão da cultura, compartilhando experiências e contribuindo para as melhorias. Anteriormente, o projeto foi implantado no estado do Rio Grande do Sul e em cidades como Sobral (CE), São Paulo (SP) e São José dos Campos (SP).

 

    Participantes do Encontrão

    Entre os participantes com presença confirmada no 3º Encontrão Hacker, em Fortaleza, estão o secretário adjunto da Secult, Fabiano dos Santos Piúba; o secretário de Políticas Culturais do Ministério da Cultura, Guilherme Varella (juntamente com integrantes de diversas secretarias do MinC); Marco Antonio Konopacki, representante do Ministério da Justiça; Anna Carolina Meireles, representante do Instituto TIM; representantes da equipe de participação digital da Presidência da República e representantes do Governo do Estado de São Paulo, do Governo do Estado do Rio Grande do Sul, do Governo do Distrito Federal e das prefeituras de Blumenau (SC), São José dos Campos (SP), Santo André (SP), São Paulo (SP), João Pessoa (PB) e Sobral (CE), além do mediador do encontro, Uirá dos Reis, integrante do Instituto Mutirão.

 

     

15.05.2015

 

Assessoria de Comunicação da Secult
Dalwton Moura / Clovis Holanda ( secultmkt@gmail.com )
85 3101.6761 / 8699.6524 / 8829.8222

 

Giselle Dutra
Gestora de Célula/Secretarias

 

Coordenadoria de Imprensa do Governo do Estado – Casa Civil
comunicacao@casacivil.ce.gov.br
85 3466.4898