Drogadição: CRD oferta atendimento via 0800

15 de maio de 2015 - 13:50

Em quatro meses de funcionamento o Centro de Referência sobre Drogas (CRD) realizou mais de mil atendimentos no Ceará. Na unidade, usuários e seus familiares são acolhidos e orientados para tratamento e reinserção social e profissional. Para ter acesso basta comparecer ao CRD, que fica na Rua Oto de Alencar, 193, Jacarecanga, ou ligar 0800.275.1475. O atendimento é realizado por uma equipe  
multidisciplinar, que conta com psicólogos e enfermeiros.

 

Depois de avaliado, o usuário terá encaminhamento específico dependendo do quadro apresentado. Os usuários podem ser encaminhados para leitos de desintoxicação em hospitais gerais, atendimento ambulatorial nos Centros de Atenção Psicossocial (Caps) e para a emergência do Hospital de Saúde Mental Frota Pinto.

 

Além disso, o Estado conta com 666 vagas em comunidades terapêuticas, sendo 239 vagas conveniadas com a Secretaria de Saúde do Estado do Ceará (Sesa) e 427 contratadas pela Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas (Senad). Até o momento, mais de 500 pessoas foram acolhidas e encaminhadas para essas comunidades através do CRD e de outros equipamentos de saúde que fazem parte da Rede de Atenção Psicossocial do Estado.

 

Segundo a secretária de Políticas Especiais Sobre Drogas do Ceará, Mirian Sobreira, as metas para os próximos anos visam ampliar o número de leitos hospitalares para desintoxicação e tratamento; criar Complexos Regionais sobre Drogas em cada região do Estado; fortalecer a parceria com o Proerd (Programa Educacional de Resistência as Drogas da Polícia Militar); além da ofertar de 2% a 5% das vagas de trabalho em obras públicas para ex-dependentes químicos. “Esses são compromissos do governo Camilo Santana que pretendemos efetivar”, reforça a secretária.

 

 

15.05.2015

Centro de Referência sobre Drogas
Local: Rua Oto de Alencar, 193, Jacarecanga. (em frente a Praça do  
Liceu do Ceará)
Horário de funcionamento: segunda a sexta-feira, de 8h as 17 horas

Assessoria de Imprensa da Secretaria Especial de Políticas sobre Drogas
Lena Ximenes (lenaximenes66@gmail.com / (85) 9611.6716)

Ciro Câmara
Gestor de Célula/Secretarias
ciro.camara@casacivil.ce.gov.br / (85) 3466.4898

Coordenadoria de Imprensa do Governo do Estado – Casa Civil
comunicacao@casacivil.ce.gov.br
(85) 3466.4898