Governador preside primeira reunião do MAPP com todas as secretarias do Estado

15 de maio de 2015 - 14:50

O governador Camilo Santana reafirmou, nesta sexta-feira (15), que o Estado do Ceará tem feito um investimento em saúde quatro vezes maior que o da União. Com a declaração, Camilo abriu a primeira reunião do  Monitoramento de Ações e Projetos Prioritários (MAPP) de sua gestão. “Venho dizendo desde novembro do ano passado, antes mesmo de assumir o Governo do Ceará, que a saúde precisa de novas formas de financiamento. E é isso que eu estou pleiteando, inclusive junto ao governo federal”, reforçou o governador na abertura da reunião. “Enquanto o Estado abriu 1104 leitos de hospitais, o SUS fechou mais do que este número. O mesmo  foi feito pelo atendimento privado de saúde. Mas podem ter certeza de que todas as medidas necessárias estão sendo tomadas para resolver os problemas da saúde no Ceará”, garantiu Camilo.

 

Rmapp5O primeiro encontro de avaliação e discussão dos projetos e ações do Governo, pelo MAPP, contou com a participação de todos os secretários de estado e seus adjuntos.  A reunião sucedeu uma série de encontros do governador com as secretarias. “Já havia feito diversas reuniões individuais com cada secretaria este ano. Agora, vamos retomar o MAPP, a primeira em minha gestão, tratando dos assuntos em conjunto com as pastas. Acho importante estas reuniões conjuntas, pois o Governo do Estado é um só. E isso faz com que todos os secretários conheçam os investimentos realizados pelas pastas. Assim, podemos integrar melhor nossas ações”, afirmou o governador.

Criado para monitorar a carteira de projetos do Governo do  Estado, o MAPP foi instituído em 2007 como o mais importante sistema de gestão para implantação e acompanhamento das ações realizadas no âmbito estadual. Seu objetivo é definir e otimizar a aplicação dos recursos, monitorando todos os gastos investidos pelo Governo, sendo tratado todas as fases dos projetos – desde a sua proposição até seu encerramento, passando pelos processos de aquisição, contratação e execução.

 

Rmapp4Mesa
A grande mesa é formada, por meio de um sistema on line, onde são mostrados todos os atuais módulos de planejamento, acompanhamento, monitoria e consulta. Pela metodologia do MAPP, os projetos são apresentados pelos órgãos à análise ao chefe do Executivo. O sistema permite que o governador tenha acesso a todas as ações, fazendo o acompanhamento e determinando seus ajustes, quando necessário. “Esta é a forma mais adequada e exemplar para que possamos conhecer todas as ações e principais estratégias traçadas para nossa gestão. Todas as áreas do Governo são pautadas, analisadas, referenciadas e discutidas para que todas elas sejam realizadas com total responsabilidade logística, executiva e fiscal”, destaca o governador. A reunião foi iniciada às 9 horas e prossegue por toda a tarde.

 

 

Saiba mais sobre o MAPP

 

 

15.05.2015

 

Wilame Januário
Repórter/Célula de Reportagem
wilame.januario@casacivil.ce.gov.br

 
Coordenadoria de Imprensa do Governo do Estado – Casa Civil
comunicacao@casacivil.ce.gov.br
(85) 3466.4898