Encontro amplia controle da dengue na macrorregião de Sobral

18 de maio de 2015 - 14:22

A Secretaria da Saúde do Estado amplia controle da dengue na macrorregião Norte, com o reforço da organização e das rotinas dos serviços de vigilância epidemiológica, combate ao mosquito e assistência aos pacientes nos 59 municípios de seis regiões de saúde. Esse é o resultado esperado com a realização do I Encontro sobre Dengue e Febre Chikungunya na macrorregião de Saúde de Sobral, que ocorrerá das 8 às 17 horas desta terça-feira (19), no auditório do Hospital Regional Norte, em Sobral, reunindo 240 participantes, entre gestores e técnicos dos municípios e Coordenadorias Regionais de Saúde de Sobral, Acaraú, Tianguá, Tauá, Crateús e Camocim.

 

    Este ano foram confirmados 9.878 casos de dengue em 126 municípios, com cinco óbitos, conforme o boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria da Saúde do Estado na sexta-feira, 16 de maio. A macrorregião de Sobral concentra 1.243 casos confirmados em 55 municípios, com um óbito em Varjota. Há ainda o registro de quatro casos de dengue com sinais de alarme e dois de dengue grave. Além de apresentar a situação da dengue em cada uma das regiões de saúde participantes, o encontro orientará técnicos e gestores sobre a organização do fluxo de atendimento de pacientes com a doença.

 

    Transmitida pelo Aedes aegypti, o mesmo vetor da dengue, a febre Chikungunya registra este ano no Ceará três casos importados de pessoas procedentes do Amapá. Em Nota de Alerta divulgada na última semana, a Secretaria da Saúde do Estado diz que a preocupação com essa doença aumenta com a presença do mosquito transmissor em vários municípios, transmissão autóctone de dengue em 108 e fluxo de pessoas procedentes de áreas com transmissão. “Isso vem favorecer o risco de introdução e circulação viral de Chikungunya em nosso Estado”, diz a nota. Em 2014 foram confirmados no Ceará seis casos da doença nos municípios de Fortaleza, Brejo Santo e Aracoiaba, todos importados de pessoas que viajaram para países com transmissão da doença – República Dominicana, Suriname e Taiti.

 

 

18.05.2015

 

Assessoria de Comunicação da Sesa
Selma Oliveira / Marcus Sá / ( selma.oliveira@saude.ce.gov.br / 85 3101.5221 / 3101.5220)
Twitter: @SaudeCeara
www.facebook.com/SaudeCeara

Giselle Dutra
Gestora de Célula/Secretarias

Coordenadoria de Imprensa do Governo do Estado – Casa Civil
comunicacao@casacivil.ce.gov.br
 (85) 3466.4898