Prossegue programação especial, com entrada franca, da 13ª Semana de Museus

19 de maio de 2015 - 12:25

Museu do Ceará, Museu da Imagem e do Som do Ceará, Sobrado Dr. José Lourenço, Arquivo Público do Ceará, Museu Sacro São José de Ribamar e Casa de Juvenal Galeno. Os equipamentos da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult) contam com uma programação especial para a 13ª Semana de Museus, iniciativa de abrangência nacional, a qual a Secult se associa. Nesta segunda-feira (18), Dia do Internacional do Museu, começa a Semana de Museus, que segue até o próximo sábado (23). Sempre com entrada franca, o público poderá conferir acervos permanentes e exposições temporárias, nos museus mantidos pelo Governo do Estado, além de uma programação de atividades especiais, com o objetivo de fortalecer o estímulo para que a população possa frequentar mais os museus, ampliando sua relação com esses espaços e tornando-os lugares de visita habitual, de diversão e aprendizado.

 

Realizada pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), a 13ª Semana Nacional de Museus, que reúne ações de diversas entidades de todo o País, tem como tema “museus para uma sociedade sustentável”. A ideia é estimular a reflexão, debater e trocar experiências sobre o papel da memória como vetor de sustentabilidade. Os museus e outros equipamentos da Secult participam da Semana, entre os dias 18 e 23 de maio, trazendo ao público cearense oficinas de higienização e acondicionamento de papel, relatos de experiências, minicurso sobre inventário participativo, os diálogos “Expressões Colaborativas”, exposições, oficinas de brinquedos com materiais reciclados e oficinas de fanzines, além da Oficina de Preparação de Candidaturas do Programa Memória do Mundo da Unesco.

 

A programação nos equipamentos da Secult teve início antes mesmo da Semana Nacional dos Museus, com o Minicurso sobre Inventário Participativo, realizado no Museu do Ceará (Rua São Paulo, 51, Centro). No mesmo espaço acontece nesta quarta (20) e quinta (21), sempre das 9h às 17h, a ação “Diálogos: exposições colaborativas”. Já na quinta-feira (21), o Museu do Ceará abriga a abertura da exposição “Memórias Plurais”. Também segue em exibição no mesmo local a exposição “Impressões do Sertão Cearense”, com xilogravuras de João Pedro de Juazeiro, escolhidas sob curadoria do professor e pesquisador Gilmar de Carvalho.

 

O Sobrado José Lourenço (Rua Major Facundo, 154, Centro) terá, de terça a sábado (19 a 23 de maio), sempre das 12h às 13h30, o “Cineclube Sobrado”, com exibição de curtas-metragens para alegrar a hora do almoço. No sábado (23), das 9h30 às 11h30, acontece a oficina de brinquedos com materiais reciclados, com a facilitadora Geórgia Mara, e das 14h às 17h a oficina de fanzine, com integrantes do grupo Seres Urbanos, referencial para a cena “zineira” cearense desde a década de 90 e atualmente em cartaz, no Sobrado, com uma exposição retrospectiva.

 

RMISO Museu da Imagem e do Som (Av. Barão de Studart, 410, Meireles) parte do tema da Semana Nacional de Museus para promover uma reflexão sobre o papel da memória como vetor de sustentabilidade. A programação contará, de quarta(20) a sexta-feira (22), sempre a partir das 14h, com relatos de experiência de jovens oriundos da Escola de Artes e Ofícios Thomaz Pompeu Sobrinho que realizaram estágio em equipamentos culturais, como parte da formação no curso de Conservação de Acervos Museológicos. Haverá ainda mesa-redonda (sexta, 22, às 17h) e oficina de higienização de acervos (20 a 22, às 14h).

 

Rarquivo publicoJá o Arquivo Público do Ceará (Rua Senador Pompeu, 648, Centro) promoverá nesta sexta-feira (15), como atividade prévia à Semana Nacional de Museus, a oficina de preparação de candidaturas ao programa “Memória do Mundo”, da Unesco. A oficina acontece no auditório do Centro de Ciências Humanas da Universidade Federal do Ceará (UFC), no Benfica. De 18 a 23 de maio, o Arquivo Público estará aberto ao público, com as atividades regulares de pesquisa e consulta.

 

Proteger e estimular o acesso a documentos históricos são alguns dos objetivos da oficina, que pretende ainda prestar orientações quanto à apresentação de candidaturas ao Registro Nacional do Brasil do programa “Memória do Mundo” da Unesco (Memory of the World – WMOWBrasil), através de participação no Edital. Metas convergentes com as diretrizes da política pública de cultura no Estado do Ceará, de valorização da memória e da história e de democratização do acesso a oportunidades de formação, bens simbólicos e ações culturais.

 

A oficina será realizada nos turnos manhã e tarde, e contará com as palestras do Presidente do Comitê MOW/Brasil, o Vítor Manoel Marques da Fonseca, e do Diretor-geral do Arquivo Público do Estado do Ceará, Márcio Porto, membro do MOW/Brasil. Eles abordarão assuntos como os Acervos Brasileiros e o Programa Memória do Mundo da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), além de prestar orientações sobre como preencher o formulário de candidatura.

 

RIMG 6491O Museu Sacro São José de Ribamar (Praça da Matriz de Aquiraz, a 25 km de Fortaleza), espaço referencial para a arte sacra, preparou uma exposição especial para a Semana Nacional de Museus. A mostra, de curta duração, intitulada “Os Olhares de Maria”, reúne imagens do acervo permanente da instituição, que remetem a uma reflexão sobre Maria com relação a aspectos sociais e culturais. Os visitantes poderão ainda conferir um painel produzido por crianças da rede pública municipal de educação de Aquiraz. A visitação acontece de segunda (18) a sexta-feira (22), com entrada franca.

 

RCASA DE JUVENAL GALENOJá a Casa de Juvenal Galeno traz durante a Semana dos Museus a Exposição “Variações da Arte”, que aborda três temas em diferentes suportes e materiais: a pintura com estêncil, de Geovane Queiroz, retratando lendas do interior da Caucaia; a pintura acrílica sobre tela, de Júlio César, com aspectos do trabalho e do cotidiano da mesma região; e as xilogravuras, de Otávio Menezes, que retratam tipos populares e personalidades do universo cultural cearense, feitos para ilustrar capas de cordéis. Outra opção é a Exposição de Literatura de Cordel que apresenta 300 exemplares desta linguagem.

 


Serviço:

Semana Nacional de Museus – De 18 a 23 de maio. Programação com entrada franca nos equipamentos da Secult: Museu do Ceará, Sobrado José Lourenço, Arquivo Público do Ceará, Museu Sacro São José de Ribamar, Museu da Imagem e do Som. Informações: 3101-2610.

 

Centro Dragão do Mar
Os museus do Centro Dragão do Mar realizarão a seguinte programação:

 

20/5 – 15h às 17h – Museu para a Cidadania Cultural: Apresentaremos o Núcleo de Mediação Sociocultural e dialogaremos sobre o projeto Museu e Cidadania Cultural. Com Márcia Bitu, Valéria Laena e Sidarta, da ONG Enxame. Local: Miniauditório localizado no piso inferior do Museu da Cultura Cearense (salas 3 e 4).

 

21/5 – 15h às 17h – Preservação da Cultura – Os desafios da produção de queijos artesanais e o risco da extinção de modos de preparo de alimentos cearenses. Com os pesquisadores do projeto “Comida” e Valéria Laena. Local: Miniauditório localizado no piso inferior do Museu da Cultura Cearense (salas 3 e 4).

 

22/5 – 15h às 17h – O Projeto Acesso do Museu da Cultura Cearense debaterá a importância da Acessibilidade nos espaços culturais. Local: No miniauditório localizado no piso inferior do Museu da Cultura Cearense
(salas 3 e 4).

 

 

19.05.2015

 

Assessoria de Comunicação da Secult
Dalwton Moura / Clovis Holanda ( secultmkt@gmail.com )
85 3101.6761 / 8699.6524 / 8829.8222

 

Giselle Dutra
Gestora de Célula/Secretarias

 

Coordenadoria de Imprensa do Governo do Estado – Casa Civil
comunicacao@casacivil.ce.gov.br
85 3466.4898