13ª Semana Nacional de Museus e 1ª Edição do “Viva o Centro Fortaleza” nos equipamentos da Secult

20 de Maio de 2015

As ações em comemoração a 13ª Semana Nacional dos Museus seguem até este sábado (23), movimentando com uma programação especial o Museu do Ceará, Museu da Imagem e do Som do Ceará, Sobrado Dr. José Lourenço, Arquivo Público do Ceará, Museu Sacro São José de Ribamar, a Casa de Juvenal Galeno e o Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, todos equipamentos da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará. Serão oficinas, palestras, rodas de conversa, relatos de experiência, cine clube, exposições, contações de histórias, todos com entrada franca, e tendo como objetivo estimular a população a frequentar mais os museus, ampliando sua relação com esses espaços e tornando-os lugares de visita habitual, de diversão e aprendizado. Realizada pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), a 13ª Semana Nacional de Museus, que reúne ações de diversas entidades de todo o País, tem como tema “Museus Para Uma Sociedade Sustentável”. A programação especial para a 13ª Semana encontra-se disponível na página da Secult.

 

Os próximos dias também reservam a primeira edição do Projeto “Viva o Centro Fortaleza”, que tem como objetivo principal a valorização do centro sob o aspecto cultural, promovendo uma melhor qualificação do uso e preservação de seus espaços públicos e privados. O projeto visa a realização de ações mensais, aos sábados, com programação articulada entre os Museus, Teatros, Equipamentos Culturais e demais lugares de fruição cultural, durante todo o dia com atividades diversificadas. Estão integradas nesta primeira edição, a ser realizada no sábado (23), o Centro Cultural do Banco do Nordeste do Brasil (CCBNB); a Secretaria de Cultura do Ceará através do Theatro José de Alencar; Teatro Carlos Câmara; Sobrado José Lourenço e Museu do Ceará; Associação dos Guias Turísticos (AGIR); Instituto Cultural Anima; Museu da Indústria; Conselho Comunitário de Defesa Social – Centro; Programa Fortaleza a Pé; Casa Fora do Eixo Nordeste; Associação dos Produtores do Ceará (PRODISC) e Secretaria da Cultura Municipal de Fortaleza, por meio da SECULTFOR.

 

+ música no Teatro Carlos Câmara

A Temporada de Dança traz, nesta quarta-feira (20), a Cia OMI com o espetáculo “O mais profundo é a pele” em única apresentação em maio, no Teatro Carlos Câmara. O HerLuNo Trio, composto pelo baixista Hermano Bezerra, o bateristas Luizinho Duarte e pelo acordeonista Nonato Lima, estreia nesta quinta-feira  (21), durante o Ceará Sonoro. Na sexta-feira (22), será a vez de “Burtonescos” subir ao palco do TCC, no Cena Contemporânea. A peça dirigida por Rodrigo Tomaz e produzida pelo Grupo 2 de Teatro, tem elenco composto por: Maria Daguia, Angra Sílvia e Rodrigo Tomaz.

 

No Sábado (23), às 18h30, a Banda Verônica Decide Morrer realiza apresentação especial do Projeto “Viva o Centro” Fortaleza. Trazendo novos e antigos sucessos para quem gritou “mais um” , na última apresentação realizada durante o “Maloca Dragão”.

 

Estreias no Dragão

 

Pra quem é fã da banda Los Hermanos e estava contado nos dedos os dias para a estreia do documentário sobre a turnê que o grupo realizou, cinco anos após o seu término, é chegada a grande hora. Nesta quarta-feira (20), às 20h, será realizada a pré-estreia, do documentário Los Hermanos, no Cinema do Dragão – Fundação Joaquim Nabuco. Com ingressos: R$ 12 (inteira) e R$ 6 (meia).

 

O Centro Cultural também integra a programação da 13ª Semana Nacional dos Museus, e segue com a mostra “Sobrenaturezas Sobnaturais”, uma excelente oportunidade de conhecer mais sobre a arte popular cearense. Neste final de semana também tem show do cantor e multi-instrumentista Humberto Gessinger.

 

 

Opção para a Família

 

O espetáculo infantil “A Bela e a Fera”, abre as portas do Teatro José de Alencar para a programação especial do “Viva o Centro”, às 17h, do sábado (23). Uma excelente opção para a família curtir o final de tarde. Com produção de Socorro Amarante e César Martín, a peça foi adaptada e dirigida por Corri Costa, e conta com elenco formado por: Amanda del Vale, Italo Tomaz, Luca Ravache, Hyago Viana, Lydiia Aquino, Francis Morim, Priscila Cavalcante, Karol Reis, Rayan Monteiro, Carri Costa, Aryanna Mota, Everson Oliveira, Euvaldo, Raquel e Webster.

 

Também no TJA, equipamento da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará, segue em cartaz o espetáculo “Eu acho que não estamos mais no Kansas, Rosana”, trazendo um Solo de Lua Ramos com direção de Lucas Sancho. As apresentação ocorrerão na Sala de Dança do teatro, dias 23 e 24 de maio, sempre às 18h.

 

Programação Completa no site da Secult: www.secult.ce.gov.br

 

 

20.05.2015

 

Assessoria de Comunicação da Secult
Dalwton Moura / Clovis Holanda ( secultmkt@gmail.com )
85 3101.6761 / 8699.6524 / 8829.8222

 

Giselle Dutra
Gestora de Célula/Secretarias

 

Coordenadoria de Imprensa do Governo do Estado – Casa Civil
comunicacao@casacivil.ce.gov.br
(85) 3466.4898