Governador e prefeito debatem ações prioritárias do Abraça Ceará e Ceará Pacífico

22 de maio de 2015 - 01:06

O governador Camilo Santana se reuniu nesta quinta-feira (21), no Palácio da Abolição, com o prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio, secretários de Estado e do Município, para debater projetos para o Abraça Ceará, parceria entre Prefeitura e Governo em várias áreas. O programa, que integra o projeto Pacto Por Um Ceará Pacífico, do Plano de Governo do Estado, visa melhorar a segurança por meio de ações intersetoriais de prevenção, repressão e monitoramento.

 

O Programa vai abranger um total de 14 territórios cearenses. No encontro, foram discutidas diversas ações prioritárias para o bairro Vicente Pinzon. “A ideia é que, quando formos lançar o Ceará Pacífico, as primeiras ações serão nas áreas mais críticas de Fortaleza. Vamos nos reunir mais vezes para definir quais são as ações, investimentos, tanto da prefeitura quanto do Estado. Os projetos vão desde iluminação, reforma em praças, escolas, e, nesse primeiro momento, quero entrar com gosto de gás em uma determinada área, até para estimular as demais”, disse Camilo Santana.

 

Rabraça4O prefeito Roberto Cláudio garantiu que os poderes vão trabalhar lado a lado nesse projeto, e ressaltou a complexidade do tema. “Essa iniciativa de uma ação intersetorial não se trata apenas da circunstância que vivemos. A Prefeitura é e será parceira nas licitações, vou aplicar as mesmas premissas de que a segurança tem que ser tratada em várias dimensões. Vamos tratar como todo um contexto social”, disse Roberto Cláudio.

 

Já a vice-governadora Izolda Cela elogiou a dedicação dos setores envolvidos no programa. “Quero dar os parabéns pelo empenho nesse início de trabalho, graças a essa integração, o trabalho conjunto. Isso que está acontecendo podemos replicar para muitos municípios e um elemento imprescindível para o Ceará Pacífico é essa capacidade de articular, ter foco”, disse.

 

O governador informou que na próxima segunda-feira (25) vai realizar uma nova reunião, onde apresentará as ações a outros poderes o comitê do Ceará Pacífico. Estarão presentes representantes do Tribunal de Justiça, da Assembleia Legislativa do Ceará, do Ministério Público e da sociedade civil.

 

Metas do programa

Entre os objetivos traçados pelo programa Pacto Por Um Ceará Pacífico estão: pactuar metas, estratégicas e ações a serem realizadas por diferentes setores; aumentar a sensação de segurança da população em todo o território do Estado; fortalecer uma cultura de paz, de esperança, de solidariedade, valorizando experiências de convivência comunitária e práticas cidadãs; ampliar a oferta de serviços em comunidades previamente identificadas; contribuir para a melhoria da qualidade dos serviços ofertados nos territórios selecionados.

 

21.05.2015

 

 

Thiago Sampaio
Repórter / Célula de Reportagem

 

Coordenadoria de Imprensa do Governo do Estado – Casa Civil
comunicacao@casacivil.ce.gov.br
(85) 3466.4898