Telefonia móvel: em cinco meses 85 distritos cearenses já possuem acesso à tecnologia 3G

22 de maio de 2015 - 17:00

Durante o primeiro semestre de 2015, o Governo do Estado do Ceará levou serviço de telefonia e internet 3G a vilas e distritos rurais do interior. Ao todo, 85 distritos já dispõem de infraestrutura de telefonia móvel. As localidades foram selecionadas previamente pelo Governo do Estado por não terem sido ainda atendidas ou que registraram baixa área de atendimento de telefonia móvel.

 

O cronograma de implantação segue até o final de 2016, quando 475 distritos, distribuídos por 145 municípios cearenses, terão serviços de comunicação e dados. O programa é coordenado pela Secretaria da Infraestrutura do Estado (Seinfra) e a operadora habilitada para o fornecimento da rede é a Vivo. A empresa apresentou o projeto que melhor se encaixou quanto aos aspectos técnicos e operacionais. A Seinfra está acompanhando todo o processo, mediante vistorias técnicas, análise do valor do investimento, das especificações técnicas e da compatibilidade dos equipamentos instalados.

 

O Governo do Estado, mediante o decreto 31.499, de 24 de março de 2014, regulamentou a lei que dispõe sobre a concessão de incentivo fiscal às empresas prestadoras de serviços de telefonia móvel que destinarem recursos em investimento de infraestrutura para o setor em localidades onde o serviço ainda não chegou. O decreto foi publicado no Diário Oficial do Estado em março de 2014.

 

Acesso à telefonia

 

Em todos os 475 distritos serão instalados equipamentos compatíveis com a tecnologia 3G – padrão UMTS, semelhante ou superior. O padrão UMTS – da sigla em inglês Universal Mobile Telecommunication System – é a terceira geração dos celulares, oferecendo maior qualidade na telefonia, tarifação adequada, serviços personalizados, facilidade na implementação de novos serviços nessa área e alta capacidade, dentre outras.

 

Atualmente, cerca de 15% da população brasileira não possui acesso à telefonia móvel  e, de acordo com estudos realizados pela operadora, quando uma determinada localidade é inserida no contexto tecnológico e de internet, há um crescimento não apenas social, mas principalmente financeiro,  ocasionando um impacto positivo na renda da população, gerando, inclusive, mais empregos.

 

Marco da Escóssia – CE01475JP
Assessor de Comunicação da SEINFRA
Tel.: (85) 8889-3400 ou (85) 3216-3764
Twitter: @seinfrace
Facebook: www.facebook.com/SeinfraCE