Banda Cabaçal dos Irmãos Aniceto ganhou festa neste domingo (24), por seus 200 anos

24 de maio de 2015 - 22:39


A Banda Cabaçal dos Irmãos Aniceto comemorou neste domingo (24) 200 anos de fundação. Como parte das comemorações, as Secretarias de Cultura do Estado do Ceará e do município do Crato se uniram e preparam homenagens ao grupo, referencial para a cultura tradicional popular cearense e tema de estudos e pesquisas nos planos nacional e internacional. As comemorações aconteceram no município do Crato e contaram com a presença do secretário da Cultura do Estado do Ceará, Guilherme Sampaio, representando o governador Camilo Santana. Na ocasião, ele destacou o reconhecimento do Governo do Estado à secular “bandinha” cabaçal.

Como parte das comemorações, foi realizada uma terreirada (encontro cultural e artístico) na casa do líder do grupo, Raimundo Aniceto, mestre da cultura tradicional popular oficialmente reconhecido pelo Governo do Estado. Em tributo aos 200 anos de atividades, a Banda Cabaçal dos Irmãos Aniceto recebeu neste domingo o reconhecimento como Patrimônio Municipal Imaterial do Crato. O título foi entregue pela secretária de Cultura do Crato, Dane de Jade, aos integrantes da banda. Ainda como parte das homenagens, uma placa em homenagem ao bicentenário de fundação da banda foi fixada na frente da residência do mestre Raimundo Aniceto.

A Banda Cabaçal dos Irmãos Aniceto se destaca na história cultural do Ceará, especialmente da região do Cariri, onde constitui uma herança ancestral da cultura popular. “A Banda Cabaçal dos Irmãos Aniceto representa uma reverência profunda às raízes culturais nordestinas. É sem dúvida uma referência na cultura popular. Nossa presença nessa celebração traz o reconhecimento do Governo do Estado do Ceará a essa banda de tradição, que é a mais antiga em atividade no Ceará”, ressaltou o secretário Guilherme Sampaio.

Já a secretária de Cultura do Crato, Dane de Jade, reforçou que a Banda Cabaçal dos Irmãos Aniceto tem dado uma importante contribuição para a cultura popular do Nordeste como um todo. “É uma história ancestral, antiga, registrada, que vem passando de geração em geração”.

A Banda Cabaçal dos irmãos Aniceto já se apresentou duas vezes na França, em Portugal e na Espanha. Para agosto deste ano está agendada um turnê pela Turquia, onde o grupo tem apresentações agendadas para Istambul e a região da Capadócia.

Novo livro sobre os Aniceto

Durante a terreirada, neste domingo, Dane de Jade fez a entrega simbólica de um exemplar do livro sobre a história dos Aniceto, com o título “Memórias e Afetos”, incluindo textos de autores como Jeferson Albuquerque, Rosemberg Cariry, Gilmar de Carvalho, Emerson Monteiro, José Flávio, entre outros, sobre os Irmãos Aniceto.

Tradição e continuidade

Mestre Raimundo Aniceto se disse muito feliz com as homenagens e lembrou o legado deixado pelo pai. “Ele pediu aos seis filhos que cuidassem da banda, não deixassem acabar, pois um dia seria uma princesa cultural dessa região e desse País. Ele estava certo. Nós, irmãos, nos unimos e estamos mantendo viva essa tradição e preparando as novas gerações para dar continuidade. É muito difícil, pois a juventude não está muito ligada na tradição. Mas vamos conseguir”, afirmou.


Giselle Dutra
Gestora de Célula/Secretarias

Coordenadoria de Imprensa do Governo do Estado – Casa Civil
comunicacao@casacivil.ce.gov.br
(85) 3466.4898