STDS anuncia capacitação profissional para 12 mil jovens neste ano

25 de maio de 2015 - 15:32

A Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS) segue dinamizando a capacitação de jovens no Estado, como forma de contribuir com a formação de mão de obra qualificada para diversos setores da economia cearense. Amanhã, 26 de maio, às 14 horas, a STDS lança oficialmente as primeiras turmas de capacitação profissional do Projeto Primeiro Passo, cuja meta é qualificar 12.000 jovens para o mercado de trabalho ao longo de 2015. O projeto oferecerá cursos nas áreas de Turismo, Vendas, Estética, Bombeiro Hidráulico, Confecção de Pranchas de Surfe, Conserto de Ar Condicionado, Manutenção de Computadores, Corte e Costura, Doces e Salgados, Gastronomia, Mecânica de Motos e Autos, Montagem de Móveis, Panificação, Pedreiro, Textura em Paredes, Serigrafia Artesanal, Xilogravura, Assistente Administrativo, Assistente de Logística, Alimentador de Linha de Produção, entre outros. Os cursos atendem demandas dos mercados locais.

 

 

O Primeiro Passo oferece 2.000 vagas para a linha Jovem Estagiário, que contempla estudantes da 1ª e da 2ª séries do Ensino Médio. Os alunos são encaminhados para estágios em instituições públicas ou privadas, com duração de um ano e são remunerados pela empresa conveniada com o projeto. Os interessados em participar da seleção ainda podem se inscrever pelo link: http://www10.stds.ce.gov.br/jovemestagiario/. A STDS capacitará também 2.500 jovens na linha Aprendiz, com vagas preenchidas na capital e em mais 33 municípios do interior. Outros 5.000 jovens deverão ser qualificados na linha de ação Jovem Bolsista, que, da mesma forma, atenderá capital e interior, por meio de parceria com prefeituras e associações. Já a linha de ação Empreendedor Juvenil oferecerá 2.500 vagas para capacitação à distância, com atividades presenciais, na área de empreendedorismo.

 

 

Durante o lançamento das turmas de 2015, o titular da STDS, Josbertini Clementino, assinará termos de adesão com as secretarias da Justiça e Cidadania (Sejus), da Fazenda (Sefaz), Receita Federal, Coordenadoria Especial de Políticas Públicas da Juventude da Prefeitura de Fortaleza, Defensoria Pública, Tribunal de Justiça do Ceará, Tribunal Regional do Trabalho, Superintendência Regional do Trabalho e Emprego (SRTE/CE), Sindicato do Comércio Varejista e Lojista de Fortaleza (Sindilojas), Iprede e Associação Peter Pan.

 

 

Na manhã desta segunda-feira, 249 novos profissionais receberam os certificados de conclusão dos cursos de Assistente Administrativo, Auxiliar de Vendas e Auxiliar de Alimentação, pela linha de ação Jovem Aprendiz, em parceria com o Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Qualificação Profissional (Idesq). Com esta turma, só em 2015, o Primeiro Passo já contabiliza 1.094 formandos em todo o Ceará.

 

 

Novos eixos de atuação

 

Em parceria com a Secretaria da Justiça e Cidadania (Sejus), a STDS capacitará também 200 detentos em cumprimento de pena nas unidades penitenciárias do Estado. O objetivo é garantir uma qualificação profissional e contribuir para o processo de ressocialização dessas pessoas, por meio do Primeiro Passo. Participam do projeto a Casa de Privação Provisória de Liberdade Professor Jucá Neto (CPPL III), Casa de Privação Provisória de Liberdade Agente Elias Alves da Silva (CPPL IV), Instituto Penal Professor Olavo Oliveira (IPPOO II), ambas em Itaitinga; Instituto Penal Feminino Desembargadora Auri Moura Costa, em Aquiraz; e Penitenciária Francisco Hélio Viana de Araújo, em Pacatuba.

 

 

Como funciona o Projeto

 

O Primeiro Passo tem como objetivo criar oportunidades de inclusão social e profissional para adolescentes e jovens de 16 a 24 anos, oriundos da rede pública de ensino, que se encontram em situação de risco social e vulnerabilidade, estimulando-os por meio do desenvolvimento de suas competências social e profissional. Atua em quatro linhas de ação, abrangendo todo o Estado do Ceará.

 

 

A linha Jovem Bolsista atende estudantes da 8ª e da 9ª séries do Ensino Fundamental ou EJA III e EJA IV. Os alunos recebem do projeto bolsa-capacitação, fardamento, lanche, material didático e participam de cursos de iniciação profissional no período de 5 meses. São remunerados pelo Governo do Estado. O Jovem Aprendiz qualifica estudantes da 3ª série do Ensino Médio ou que já tenham concluído. Os jovens são qualificados em cursos de iniciação profissional e, simultaneamente, inseridos em empresas privadas. Com duração de um ano, os inscritos nesta linha recebem do projeto fardamento, lanche, material didático e são remunerados pela empresa. (Lei de Aprendizagem nº 10.097 de 19/12/2000).

 

 

Na linha de ação Jovem Estagiário, os estudantes da 1ª e da 2ª séries do Ensino Médio são encaminhados para estágios em instituições públicas ou privadas, com duração de um ano e são remunerados pela empresa. Já no Estágio Remunerado, são contemplados estudantes da 3ª série do Ensino Médio, que são encaminhados para empresas privadas e públicas para estágio com duração de seis meses. Os jovens recebem do Primeiro Passo fardamento e auxílio-transporte e são remunerados pelo Governo do Estado.

 

 

A linha Empreendedor Juvenil contempla jovens de 18 a 29 anos, que estejam cursando ensino fundamental, médio ou que sejam egressos da rede pública de ensino. A qualificação priorizará o empreendedorismo e viabilizará o encaminhamento dos alunos a instituições de microcrédito, além de oferecer assistência técnica gerencial aos novos empreendedores. Os cursos acontecerão em parceria com os Telecentros.

 

 

*Mais informações: Projeto Primeiro Passo – 3101.1559 / 1076

 

 

Serviço:

 

Data:26 de maio (terça-feira)

Horário:14 horas

Local: Auditório da STDS – Rua Soriano Albuquerque, 230, Joaquim Távora

 

 

25.05.2015

 

Assessoria de Comunicação Social da STDS
Carlos Eugênio / 85 8878.8510 / 3101.2089 / 2099 / imprensa@stds.ce.gov.br
Twitter: www.twitter.com/stdsonline

 

Gestor de Célula/Secretarias
Ciro Câmara ( ciro.camara@casacivil.ce.gov.br )

 

Coordenadoria de Imprensa do Governo do Estado – Casa Civil
comunicacao@casacivil.ce.gov.br (85) 3466.4898