180 anos da PM: lei que beneficia militares é sancionada pelo governador Camilo Santana

26 de maio de 2015 - 00:51


“Assinamos aqui a nova lei que regulamenta as promoções e beneficia policiais e bombeiros do Ceará. Basta cumprir o interstício estabelecido pela lei e todos serão promovidos, como forma de reconhecimento do trabalho valoroso dos militares”. A declaração do governador Camilo Santana emoldurou o ponto alto da cerimônia pelos 180 anos da Polícia Militar do Estado do Ceará, festejada nesta segunda-feira (25): a sanção da lei que regulariza as JW0227 promoções dos militares cearenses. A medida é compromisso assumido pelo chefe do Executivo, atendendo a reivindicação antiga da categoria, e foi muito comemorada pelas centenas de pessoas presentes ao Quartel do Comando Geral da PM.

O comandante da Polícia Militar do Ceará, coronel Geovani Pinheiro, agradeceu pela distinção e disse o momento serve como divisor de águas na segurança pública do Estado. “Agradeço a toda estrutura do Governo do Estado. Na pessoa do governador Camilo Santana, pela sua humildade, seriedade e compromisso com a causa pública. Nessa gestão, estamos todos de braços dados por um trabalho efetivo e de qualidade”, afirmou. Ele destacou que a lei sancionada já ganhou batismo na corporação como “Lei Camilo”.

A medida beneficiará cerca de 9 mil policiais e bombeiros militares até o fim deste ano, favorecendo o restante das tropas ao longo do tempo. O documento foi apresentado pelo governador à Assembleia Legislativa, no último dia 23 de abril, e aprovado por unanimidadeQN8388 pelos deputados. A última grande promoção nos quadros da PM ocorreu em 2006, com 1.561 beneficiados.

Na ocasião, Camilo Santana parabenizou a corporação pelos 180 anos de atuação no Estado. “Em nome do Governo do Estado registro minha gratidão a todos que fazem a PM no Ceará. Parabéns pelos 180 anos”, disse. A cerimônia contou ainda com a entrega das medalhas “José Martiniano de Alencar”, “Mérito da Polícia Militar” e “Grande Mérito Militar”, além de homenagens a policiais que entraram para a reserva e aos que faleceram em serviço. Houve ainda desfile das diversas unidades da Polícia Militar e sobrevoo de helicóptero da Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer).

O governador falou também das ações realizadas na segurança pública, que estão colaborando para a redução dos índices de criminalidade. “Para além da lei de promoções muitas outras ações estão sendo e serão realizadas. Entre elas, a capacitação dos policiais QN8123 que atuarão no Batalhão de Divisas. Estamos implantando em Fortaleza ações integradas de segurança, ampliação do Raio para o interior do Estado. Ações que resultaram na redução dos índices de criminalidade nós quatro primeiros meses do ano”, enfatizou.

Para o secretário da Segurança Pública e Defesa Social, Delci Teixeira, a nova lei traz mais responsabilidade para corporação e as respostas já vêm sendo apresentadas. “Quando o governador assinou essa lei e a tornou efetiva, ele coloca em nossos ombros mais uma carga de responsabilidade. E tenho a certeza que essa responsabilidade será absorvida com a maior tranquilidade porque os senhores têm dado essa resposta na diminuição dos índices de criminalidade”, informou.

Acesse a galeria de imagens no Facebook do Governo do Estado do Ceará

Fotos: José Wagner e Queiroz Netto

25.05.2015

Wiarlen Ribeiro
Repórter / Célula de Reportagem
wiarlen.ribeiro@casacivil.ce.gov.br

Ciro Câmara
Gestor de Célula / Secretarias
ciro.camara@casacivil.ce.gov.br

Coordenadoria de Imprensa do Governo do Estado
Casa Civil
comunicacao@casacivil.ce.gov.br/ (85) 3466.4898