Abertas inscrições para encontro sobre Caderneta do Adolescente

27 de maio de 2015 - 14:37

Estão abertas as inscrições para o Encontro Estadual Fortalecendo Direitos de Adolescentes: a Caderneta na Agenda Proteger e Cuidar, que a Secretaria da Saúde do Estado realiza nos dias 29 e 30 de junho, na Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP/CE). O encontro realizará oficinas para estimular a ampliação da oferta da Caderneta Nacional da Saúde do Adolescente no Ceará. As oficinas são destinadas a profissionais das equipes de saúde da família, agentes comunitários de saúde, lideranças comunitárias de adolescentes, gestores e técnicos das secretarias municipais de saúde e das Coordenadorias Regionais de Saúde (CRES). As inscrições serão feitas pela internet. Clique aqui para fazer sua inscrição online.

Proposta pelo Ministério da Saúde, a Caderneta de Saúde do Adolescente reúne informações sobre como evitar doenças, sobre mudanças no corpo, sobre saúde sexual e reprodutiva, além de saúde bucal e alimentação. Para assegurar o acesso à caderneta aos 353.785 adolescentes de 10 a 16 anos, a Secretaria da Saúde do Estado entregou aos 184 municípios cearenses meio milhão de exemplares. A atenção à saúde do adolescente é fortalecida com a construção de redes de apoio para o atendimento dessa população pela estratégia saúde da família, em parceria com outras iniciativas, como Programa Saúde na Escola e Rede Cegonha.

A caderneta conta com espaço para identificação detalhada do jovem (foto, endereço, etc.) e apresenta duas versões, uma masculina e uma feminina. O material, que traz informações sobre sexualidade e métodos contraceptivos, também contempla questões referentes aos adolescentes mais novos, abordando dúvidas que podem surgir dos 10 aos 19 anos de idade. A caderneta aborda doenças como a bulimia e anorexia, orienta sobre boas práticas de alimentação e apresenta o cálculo de Índice de Massa Corpórea (IMC). Há ainda informações sobre Saúde bucal, vacinas (hepatite, difteria e tétano, sarampo, caxumba e rubéola), direitos civis, Estatuto da Criança e do Adolescente, violência e drogas.

27.05.2015

Assessoria de Comunicação da Sesa
Selma Oliveira / Marcus Sá  
selma.oliveira@saude.ce.gov.br / 85 3101.5221 / 3101.5220)
Twitter: @SaudeCeara
www.facebook.com/SaudeCeara

Giselle Dutra
Gestora de Célula/Secretarias

Coordenadoria de Imprensa do Governo do Estado – Casa Civil
comunicacao@casacivil.ce.gov.br
(85) 3466.4898