Congresso define novos membros do Comité de Bacias do Alto Jaguaribe

27 de Maio de 2015

Representantes da Secretaria dos Recursos Hídricos do Ceará (SRH) e da Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh) participaram nesta quarta-feira (27) do Congresso de Renovação e Posse do Comitê da Sub-Bacia Hidrográfica do Alto Jaguaribe (mandato de 2015-2019). Durante o evento, que aconteceu no auditório da Escola de Música Humberto Texeira no município de Iguatu, Região Centro-Sul do estado, houve a apresentação do processo de Renovação do Comitê do Alto Jaguaribe (CBHAJ), além de serem discutidos os critérios para a Eleição do Poder Público Federal e Estadual, a posse das entidades do Comitê, a composição das comissões para eleição da diretoria e o estudo do Regimento Interno e Provisório dos Vales Jaguaribe e Banabuiú.

 

Para preparação do Congresso foram realizados quatro Encontros Microrregionais que envolveram 24 municípios. Já haviam sido eleitos 32 membros do segmento usuários de água, sociedade civil e poder público municipal. No Congresso, foram definidas mais 8 vagas do poder público federal e estadual.

 

Para a coordenadora de gestão da Cogerh/Iguatu, Hewelânia Sousa Uchoa, “a formação e renovação do Comitê fortalece a garantia da deliberação de decisões que influenciem na melhoria da qualidade de vida da região e no desenvolvimento sustentável da bacia. Por seu poder consultivo, normativo e deliberativo, os Comitês são considerados o ‘Parlamento das Águas’. Antes de sua criação, o gerenciamento da água era feito de forma isolada por municípios e pelo Estado, o que dificultava o planejamento da sua captação, distribuição e tratamento”.

 

O presidente do CBHAJ, Alcides da Silva Duarte, relata que esta eleição conta com maior participação das regiões Cariri Oeste e Inhamuns. “Como estas regiões são minoria, elas acabavam por preencher menos vagas no Comitê. Agora, com este diferencial, esperamos que todos tenham uma participação mais atuante e presente nas reuniões e nos tragam os conflitos da região para que se busque a solução”, enfatiza Alcides.”

 

 

27.05.2015

 

Rafaele Esmeraldo Menezes
Assessora de Imprensa da Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh)
85 3218.7020
rafaele.esmeraldo@cogerh.com.br

 

Sabrina Lima
Gestora de Célula/Secretarias

 

Coordenadoria de Imprensa do Governo do Estado
Casa Civil