BNTM reúne representantes de 26 países no Centro de Eventos

28 de maio de 2015 - 17:35

Representantes de 26 países estão no Centro de Eventos do Ceará participando da 24ª Brazilian National Tourism Mart (BNTM), maior evento de turismo do Nordeste. Foram selecionados 226 investidores (buyers) para participar do bolsão de negócios, que contará também com seminários de capacitação. Das empresas interessadas em conhecer e vender o Nordeste, 67 são brasileiras, 34 argentinas,  e 13 uruguaias, liderando o ranking. Mas o evento também recebe representantes de países como Jamaica, Estônia, Hungria e Romênia, todos com interesse na região.

 

No outro lado das negociações, 116 fornecedores apresentam os melhores produtos turísticos do Nordeste. Ao todo, 3.660 reuniões de negócios já estão agendadas durante a BNTM. A previsão é de que cerca de mil pessoas, entre agentes, operadores de viagens e representantes do trade turístico nacional, circulem pelo Centro de Eventos durante a BNTM.

 

Rbntm marcos2O secretário do Turismo do Ceará, Arialdo Pinho, citou ações do Estado que visam fortalecer mais ainda o turismo, com a construção de equipamentos como o aeroporto de Jericoacoara. “11% do PIB do Ceará é formado por turismo. Queremos aumentar para 14%. O turismo é uma área essencial para a atual administração do Estado”, destacou Arialdo.

 

Mas também reforçou o investimento do Estado no turismo de negócios, fortalecido no Ceará com a estrutura disponibilizada no Centro de Eventos. “Turismo também é negócio. Em 1996, nós recebíamos 700 mil turistas por ano. Em 2014, foram mais de 3,2 milhões de turistas no Ceará”, explicou Arialdo.

 

Rbntm marcos3Além dos nove secretários de Turismo dos estados do Nordeste, investidores , o diretor do departamento de Marketing Nacional do Ministério do Turismo, Walter Nunes Júnior, também esteve presente.

 

Durante esta quinta-feira (28) e sexta-feira (29), estão ocorrendo apresentações como do Maracatu Vozes África (CE),  da Orquestra de Sopro de Pindoretama, com o maestro Arley França (CE) e o shows de Cainã Cavalcante (CE) e do mágico-palhaço cearense Goldini  e da Orquestra Vienna (PE).  

 

 

Ação integrada

 

A BNTM é um evento organizado pela Fundação Comissão de Turismo Integrado do Nordeste (CTI-NE), com a liderança do Governo do Ceará, que reúne cultura, gastronomia, artesanato, ecologia e as belezas naturais dos nove estados do Nordeste , com foco principal nos negócios.

 

A presidente da CTI/NE e secretária de Desenvolvimento Econômico e Turismo de Alagoas, Jeanine Pires, explica que a BNTM tem um papel fundamental para o estímulo às viagens ao Nordeste e ao Brasil. “O momento é favorável pela influência do câmbio, seja para os brasileiros ou para a vinda de estrangeiros. Nos quatro primeiros meses do ano houve uma diminuição de 16,01% dos gastos dos brasileiros em viagens internacionais, quando comparado a 2014. Esse é o momento de apostarmos na promoção do turismo doméstico e” diz Jeanine Pires.

 

               

Turismo no Nordeste

 

O Ministério do Turismo e a Fundação Getúlio Vargas (FGV)apresentaram em abril o levantamento sobre a intenção de viagem dos brasileiros para os próximos seis meses. A maior parte dos entrevistados, 77,2%, escolheu um destino nacional para viajar, onde a região Nordeste liderou com 47,3%, em seguida o Sudeste com 25,6%, Sul com 14,3%, Norte 7,4% e Centro Oeste com 5,4%.

 

O movimento anual de passageiros (Embarcados + Desembarcados) nos aeroportos do Nordeste também cresceu nos voos (regulares) internacionais. Em 2013, foram 753.566 passageiros e em 2014 o número saltou para 798.866. Nos total de voos internacionais (não regulares), saiu de 38.200 em 2013 para 63.536 no ano passado.

 

Outro dado relevante para o turismo no Nordeste diz respeito ao crescimento de 5,61% do estoque de empregos formais gerados por atividades econômicas ligadas ao segmento. Segundo a Relação Anual de Informações Sociais do Ministério do Trabalho e Emprego, de 2009 até 2013, o número total dos postos de trabalho ligados ao turismo saltou de 397.661 para 526.072, o que corresponde a 5,9% dos empregos formais nos nove estados da região.

 

 

28.05.2015

 

Assessoria de Comunicação da Secretaria do Turismo do Ceará (Setur)
Yanna Guimarães
(85) 3195.0211 / 9921.1282
yanna.guimaraes@setur.ce.gov.br

Giselle Dutra
Gestora de Célula/Secretarias

Coordenadoria de Imprensa do Governo do Estado – Casa Civil
comunicacao@casacivil.ce.gov.br
(85) 3466.4898