Camilo Santana e Roberto Cláudio lançam o Agenda Fortaleza nos terminais da capital

28 de maio de 2015 - 15:31

O governador do Ceará, Camilo Santana, esteve na manhã desta quinta-feira (28), acompanhado do prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio, no Terminal de Antônio Bezerra, para o lançamento oficial do programa “Agenda Fortaleza”, uma ação integrada entre Governo e Prefeitura que vai permitir a realização de atividades e a ampliação de serviços à população. O projeto inicial visa melhorar a qualidade dos serviços e a segurança nos sete terminais de ônibus de Fortaleza.

 

Durante a visita, Camilo Santana falou com as pessoas que estavam no local e assinou dois termos de cooperação, juntamente com o prefeito Roberto Cláudio, para o Agenda Fortaleza. O governador destacou a importância desse ato. “Hoje cerca de um milhão de pessoas passam pelos terminais de Fortaleza por dia. É quase metade da população. Então a ideia foi reforçar a segurança, que é algo fundamental, em uma parceria entre Governo, Prefeitura e o Sindiônibus. Todo mês vamos apresentar novas ações dessa parceria”, disse.

 

Rterminal3O prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio, falou mais sobre as ações da parceria: “Essa ação vai garantir uma das demandas mais recorrentes dos usuários de transporte público, a segurança dentro do terminal. É uma ação de muita sensibilidade. Além do aumento efetivo da Polícia Militar, nós estamos duplicando o número de guardas nos terminais. Estamos colocando também estações fixas para que as pessoas possam identificar situações de risco e fazer suas queixas.

 

Camilo Santana também reforçou que os poderes ainda vão trabalhar muito para buscar melhorias em diversas áreas: “Estado e Prefeitura trabalham juntos. E não só na área da segurança, estamos trabalhando também pela regulamentação do Cocó, para enfrentar a questão da saúde, a questão habitacional. Esse é um grande ganho para a população de Fortaleza, pois estamos olhando conjuntamente para a cidade”.

 

Rterminal2Segundo o comerciante Raimundo Costa Aguiar, as ações do programa serão bastantes benéficas para os usuários dos terminais. “Nós que frequentamos os terminais todos os dias sentimentos medo. A questão da violência não é brincadeira. Saber que nossos governantes estão tomando ações já nos deixa mais tranquilos, saímos de casa com mais tranquilidade”, disse.

 

A mesma opinião é compartilhada pela dona de casa Maria de Lourdes de Sousa, “Quero parabenizar o governador Camilo Santana e o prefeito Roberto Cláudio pela atitude. Não é fácil lidar com a insegurança, e com mais policiais, câmeras de vigilância, com certeza os bandidos vão pensar duas vezes antes de fazer algo contra alguém”, disse.

 

 

Diminuição de homicídios

 

Durante a visita ao Terminal de Antônio Bezerra, o governador compartilhou com alegria a notícia da diminuição da violência no Estado. “Em maio, estamos garantindo, através desse trabalho da segurança pública, uma queda significativa no número de homicídios em Fortaleza nos últimos quatro meses. A expectativa é que pode chegar a 30% de redução. Fruto de um trabalho conjunto entre Polícia Civil, Polícia Militar, Guardas Municipais, órgãos de trânsito, isso é fundamental para garantir maior tranquilidade para a população”, destaca Camilo.

 

 

Medidas de segurança nos terminais

 

Cada um dos sete terminais contará, a partir de agora, com a atuação de equipes de policiais militares e guardas municipais de forma ininterrupta, além da realização de rondas no entorno dos terminais por viaturas da Polícia Militar.

 

Outra iniciativa, em parceria com o Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Estado do Ceará (Sindiônibus), é a instalação de câmeras de monitoramento nos terminais, que funcionarão 24 horas e estarão integradas à Guarda Municipal e à Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (CIOPS), assim como ponto de apoio com informações e a possibilidade de registro de Boletim de Ocorrência.

 

Marcaram também presença na visita ao Terminal de Antônio Bezerra a vice-governadora Izolda Cela; o secretário da Segurança, Delci Teixeira; o vereador Evaldo Lima; o presidente do Sindiônibus, Dimas Barreira, entre outros.

 

Fotos: Carlos Gibaja

 

 

25.05.2015

 

Thiago Sampaio
Repórter / Célula de Reportagem

 

Wilson Zanini
Gestor / Célula de Reportagem

 

Coordenadoria de Imprensa do Governo do Estado – Casa Civil
comunicacao@casacivil.ce.gov.br
(85) 3466.4898