VI Feira do Livro Infantil de Fortaleza foi aberta com homenagem a Horácio Dídimo

28 de maio de 2015 - 10:47

Reforçando a importância da poesia para a literatura infantil e para a vida das crianças e homenageando o poeta Horácio Dídimo, a VI Feira do Livro Infantil de Fortaleza, apoiada pela secretaria da Cultura do Estado do Ceará, foi aberta na noite desta quarta-feira, 27/5, no Cineteatro São Luiz, na Praça do Ferreira, Centro da capital. “A poesia vai à feira” é o tema da nova edição do evento, que segue até sábado, 30/5 na Praça do Ferreira, onde estantes de diversas livrarias, editores e grupos de autores já recepcionaram oi público ao longo de toda esta quarta-feira, levando a literatura para mais perto dos trabalhadores e frequentadores do Centro, com mais poesia na praça.

 

Na solenidade de abertura da Feira do Livro Infantil, o secretário da Cultura do Estado do Ceará, Guilherme Sampaio, destacou a emoção de o Cineteatro São Luiz sediar a abertura do evento. “É um grande presente, para nós todos, recebermos as crianças, os autores cearenses, as editoras, em um evento tão bem cuidado pelo Almir Mota, pela Julia Barros, por toda a equipe”, destacou Guilherme. “Estamos muito felizes em ser correalizadores desse evento”, ressaltou, apontando a participação da Endesa e da Coelce, “em uma parceria possível graças à sensibilidade das empresas e a uma política pública para financiar a cultura, que no Ceará é abrigada muito fortemente na Lei do Mecenato”.

 

O secretário Guilherme Sampaio se associou às homenagens prestadas pela Feira a Horácio Dídimo, autor de vários livros destinados ao público infantil e criador da disciplina de Literatura Infantil no Curso de Letras da Universidade Federal do Ceará. “Neste templo da cultura do Ceará, é uma grande honra homenagear todos os poetas e escritores cearenses, nessa figura que é o Horácio Dídimo”, enfatizou o secretário, que deu detalhes sobre o funcionamento e a nova programação do Cineteatro São Luiz, destacando seu papel de contribuir para o acesso democrático à cultura e à arte e para a superação dos desafios do Centro de Fortaleza.

 

Almir Mota, por sua vez, apontou a ênfase à poesia como o grande diferencial desta sexta edição da Feira do Livro Infantil de Fortaleza. “A poesia tem sido menos trabalhada nas escolas e precisa estar novamente em evidência. Ela é a grande arte antiga dos povos, e a criança é naturalmente cheia de poesia”, frisou Almir, lembrando que a primeira biblioteca específica de poesia infantil foi formada há 65 anos por Cecília Meireles e destacando o sentido da homenagem a Horácio Dídimo, nesta nova edição do evento.

 

 

“Maravilha estar no São Luiz”

 

Grande reverenciado da Noite, o escritor Horário Dídimo fez questão de dividir a homenagem com “todos os escritores e ilustradores de livros infantis do Ceará”. Ele lembrou ter participado da inauguração do São Luiz e ressaltou o sentimento de estar de volta ao espaço, agora configurado como Cineteatro. “É uma maravilha estar aqui!”, resumiu.

 

Dídimo parabenizou a escolha do tema da feira, um “reconhecimento ao vínculo rpoundo entre a poesia e a literatura infantil”, ao “encantamento de uma mensagem poética lúdica e lúcida, feita com amor e humor”.

 

Completando a solenidade de abertura da Feira do Livro Infantil de Fortaleza, o público pôde aplaudir uma apresentação da banda cearense Dona Zefa, também conhecida pelo trabalho cuidados com as letras. A qualidade do som no novo Cineteatro São Luiz também chamou atenção dos espectadores.

 

 

A Feira do Livro Infantil de Fortaleza

 

A programação da Feira do Livro Infantil de Fortaleza é gratuita, incluindo o encerramento, sábado, 30/5, às 18h, com show da cantora Ana Cañas. Organizada pela Casa da Prosa e com o patrocínio da Endesa Fortaleza, Secretaria da Cultura do Estado do Ceará e Ministério da Cultura, a Feira do Livro Infantil de Fortaleza tem sua programação concentrada na Praça do Ferreira, que abriga a agenda de palestras, oficinas e encontros do evento, serão 32 expositores, entre livrarias, editoras e agremiações literárias, como associações e academias de letras.

 

 

28.05.2015

 

Assessoria de Comunicação da Secult
Dalwton Moura / Clovis Holanda ( secultmkt@gmail.com )
85 3101.6761 / 8699.6524 / 8829.8222

Giselle Dutra
Gestora de Célula/Secretarias
(85) 9922.2712

Coordenadoria de Imprensa do Governo do Estado – Casa Civil
comunicacao@casacivil.ce.gov.br
(85) 3466.4898