Governador Camilo Santana inaugura praça e planetário em Sobral

28 de maio de 2015 - 18:30

O governador Camilo Santana e o secretário das Cidades, Ivo Gomes, inauguram, nesta sexta-feira (29), em Sobral, a nova Praça do Patrocínio e o Planetário da cidade. Nó último dia 6 de março, Camilo visitou o município e entregou outras duas áreas de lazer para a população: as praças Clodoveu Arruda (do Amor) e Duque de Caxias (do Bosque), ambas financiadas pelo Programa Cidades do Ceará, tocado pela Secretaria das Cidades.

 

No total, para a reforma das três praças, o Estado investiu cerca de R$ 4 milhões financiados pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). O programa prevê também reforma da Praça Manoel Artur da Frota (da Várzea), já autorizada pelo governador, e a readequação dos passeios e da pavimentação do Sítio Histórico, do Projeto Sobral Novo Centro.

 

Na requalificação da praça do Patrocínio foram realizados serviços de de pavimentação, iluminação pública, paisagismo e instalação de mobiliário urbano apropriado. A requalificação abrange uma área de 11.418,42 m2.

 

Já o Planetário, que conta com um projetor planetário e um projetor digital, ambos da fabricante alemã Carl Zeiss, recebeu o investimento de cerca de R$ 5 milhões para construção e aquisição de maquinário. O equipamento tem uma cúpula de projeção de 10 metros de diâmetro e dispõe de 84 assentos, sendo dois para cadeirantes.

 

A data escolhida para a inauguração do equipamento, 29 de maio, é alusiva aos 96 anos da comprovação da teoria da relatividade de Albert Einstein. Com a estrutura, o Ceará passa a ser detentor de 50% de toda a tecnologia existente no País, uma vez que, atualmente, o Brasil possui apenas quatro planetários iguais ao de Sobral. O primeiro construído no Estado fica localizado no Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, em Fortaleza.

 

Juntamente com o Museu do Eclipse e o Observatório Astronômico Henrique Morize, instalado no Museu, o Planetário irá compor o Centro de Estudos e Pesquisas das Ciências de Sobral. Desse modo, a estrutura irá atender e beneficiar a aquisição de conhecimento científico dos alunos do ensino fundamental ao mais alto nível superior de ensino.

 

 

Serviço:

Inauguração do Patrocínio e do Planetário de Sobral
Dia: 29/05/2015
Hora: 18h
Local: Praça do Patrocínio – Centro – Sobral

 

28.05.2015

Wiarlen Ribeiro
Repórter / Célula de Reportagem
wiarlen.ribeiro@casacivil.ce.gov.br

Giselle Dutra
Gestora de Célula/Secretarias

Coordenadoria de Imprensa do Governo do Estado
Casa Civil
comunicacao@casacivil.ce.gov.br / (85) 3466.4898