Governo Itinerante: STDS capacitará 132 jovens em Crateús e Camocim

28 de maio de 2015 - 20:17

Os municípios de Crateús e Camocim serão sedes do Governo Itinerante nos próximos dias 29 e 30 de maio (sexta-feira e sábado). Na ocasião, o governador Camilo Santana e o secretário do Trabalho e Desenvolvimento Social, Josbertini Clementino, assinam juntamente com os prefeitos municipais, termo de adesão ao Projeto Primeiro Passo para capacitação de 132 jovens nos dois municípios e na região. Serão qualificados profissionalmente, na linha de ação Jovem Aprendiz, 50 jovens em Crateús e outros 42 em Santa Quitéria. Já em Camocim, serão 40 jovens.

 

Os novos profissionais farão parte dos 12.000 jovens que a STDS capacitará para o mercado de trabalho ao longo de 2015, só por meio do Primeiro Passo, cujas turmas foram lançadas oficialmente na última terça-feira (26). O Projeto tem como objetivo criar oportunidades de inclusão social e profissional para adolescentes e jovens oriundos da rede pública de ensino, que se encontram em situação de risco social e vulnerabilidade, estimulando-os por meio do desenvolvimento de suas competências social e profissional.

 

 

Criando Oportunidades

 

Além das vagas já garantidas pelo Primeiro Passo, as duas regiões também já têm asseguradas 380 vagas para qualificação profissional de jovens e adultos, por meio do Projeto Criando Oportunidades. Na região do Sertão dos Inhamuns, 260 pessoas serão capacitadas, sendo 40 no município de Crateús. Já no Litoral Extremo Oeste, 120 novos profissionais serão qualificados, dos quais 20 em Camocim.

 

O público prioritário do Criando Oportunidades é formado por mulheres chefes de família cadastradas no CadÚnico, beneficiárias ou não do projeto Bolsa Família; trabalhadores sem ocupação e desempregados; pessoas que trabalham em condição autônoma e por conta própria; pessoas a partir de 16 anos à procura do primeiro emprego; segmentos especiais: pessoas com deficiência, quilombolas, afrodescendentes, indígenas, apenados e egressos do sistema penal, jovens em cumprimento de medidas socioeducativas e LGBTT.

 

 

Serviços diretos

 

Além de capacitação juvenil, a STDS vai oferecer, na Tenda da Cidadania, nos dois municípios, serviços de emissão de Carteira de Trabalho pelo Sine/IDT; balcão de informações dos programas Bolsa Família e de cadastro de entidades comunitárias; espaço para cadastramento dos artesãos no Programa de Artesanato Brasileiro (PAB) e emissão da Carteira Estadual do Artesão; e informações sobre microempreendedorismo individual.

 

No município de Camocim, a Unidade Móvel do Empreendedorismo da STDS ministrará Oficina sobre Empreendedorismo, além de prestar informações  
sobre legalização, benefícios e obrigações do microempreendedor individual; e orientação para aquisição de microcrédito junto aos bancos oficiais.

 

 

Serviço

 

Governo Itinerante em Crateús: 29 de maio (sexta-feira)
Tenda da Cidadania: prestação de serviços das 9h às 17h e cinema às  
19h – Local: Igreja Matriz de Crateús (Rua Firmino Rosa, s/n, Centro)
Solenidade: Ginásio Raimundo Deromir Melo – Rua Barão do Rio Branco,  
s/n, Centro 

 

Governo Itinerante em Camocim: 30 de maio (sábado)
Tenda da Cidadania: prestação de serviços das 9h às 17h e cinema às  
19h – Local: Praça do Odus (Centro)
Solenidade: Centro de Educação para Jovens e Adultos (Rua Santos Dumont, s/n)

 

 

28.05.2015

 

Assessoria de Comunicação Social
Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social – STDS
Jornalista responsável: Carlos Eugênio
Celular: 8878.8510
Fone: 3101.2089 / 2099
E-mail: imprensa@stds.ce.gov.br
Twitter: www.twitter.com/stdsonline

 

Ciro Câmara
Gestor de Célula/Secretarias

 

Coordenadoria de Imprensa do Governo do Estado do Ceará
Casa Civil
comunicacao@casacivil.ce.gov.br  / 85 3466.4898)