Passeio ciclístico abre oficialmente a Semana do Meio Ambiente no Ceará

28 de Maio de 2015

No próximo domingo (31), um passeio ciclístico abrirá a programação da Semana Nacional do Meio Ambiente no Ceará, que se estenderá até 5 de junho – Dia do Meio Ambiente. A concentração está marcada para as 7 horas, no anfiteatro do Parque do Cocó, em Fortaleza. Esse ano, os organizadores escolheram abordar questões ligadas aos recursos hídricos durante a programação. A campanha traz o tema “Todos juntos pelo uso consciente da água”. A ação é uma realização da Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace) e da Secretaria do Meio Ambiente (Sema), em parceria com as prefeituras de Fortaleza e vários municípios do interior, empresas privadas e terceiro setor.

 

O passeio é aberto ao público em geral. Menores de 18 anos devem ir acompanhados de um responsável. A organização do evento está solicitando aos participantes que levem no dia do evento uma lata de leite em pó para doação. Camisas alusivas à Semana Nacional do Meio Ambiente serão distribuídas.

 

O trajeto é de 12 quilômetros, que passará por ruas e avenidas que ligam o Parque do Cocó à Avenida Beira Mar. O percurso foi elaborado viando contemplar vias de nossa capital que já possuem ciclofaixas. O passeio terá uma pausa na Beira Mar de Fortaleza para a reidratação dos participantes e retornará ao Parque.

 

Aqueles que não possuem bicicletas poderão alugar uma no local mediante apresentação de um documento de identificação com foto (RG, carteira de motorista etc). A organização está esperando um público superior a 500 pessoas. A Autarquia Municipal de Trânsito, Serviços Públicos e Cidadania (AMC) enviará batedores para auxiliar. Carros de apoio e uma ambulância estarão de prontidão para qualquer necessidade.

 

 

Juazeiro do Norte

 

Concomitantemente ao evento na Capital e com o mesmo intuito estará ocorrendo outro passeio ciclístico no município de Juazeiro do Norte, organizado pela Semace e a empresa Coelce. A concentração será na Rua São José, nº 170. O percurso de 7 km contemplará as principais ruas e avenidas da cidade e terá desfecho na praça Padre Cícero.

 

 

Programação da Semana Nacional do Meio Ambiente

 

A Sema coordenará uma vasta programação em diversos municípios cearenses. As atividades planejadas para esse período englobam mutirões de limpeza de praias e lagoas, oficinas, palestras, gincanas, passeios ciclísticos, apresentações artísticas, blitze ecológicas, feiras de produtos orgânicos, além de seminários, audiências públicas e encontros técnicos.

 

A Semana Nacional do Meio Ambiente surgiu por meio do Decreto Federal 86.028, de 27 de maio de 1981, com a finalidade de promover a participação da sociedade na preservação do patrimônio natural do Brasil. O período é uma alusão ao Dia do Meio Ambiente, comemorado mundialmente em 5 de junho. Confira a programação completa clicando aqui.

 

 

Serviço:

 

Evento: Passeio ciclístico para abertura da Semana Nacional do Meio Ambiente no Ceará

Concentração: Anfiteatro do Parque do Cocó, Avenida Padre Antônio Tomás, Fortaleza-CE

Data: 31 de maio de 2015

Horário: 7h

 

Dicas para o passeio:

– Use capacete e luvas

– Passe protetor solar

– Leve uma garrafinha com água

– Pedale calçado com tênis

– Mantenha uma distância segura entre as bicicletas

– Use roupas confortáveis para a prática de esportes

 

 

28.05.2015

Fhilipe Augusto
Assessoria de Imprensa da Superintendência Estadual do Meio Ambiente
comunicacao@semace.ce.gov.br
(85) 3101-5554/ 8605-9501

Sabrina Lima
Gestora de Célula/Secretarias

Coordenadoria de Imprensa do Governo do Estado – Casa Civil
comunicacao@casacivil.ce.gov.br
(85) 3466.4898