Barbalha: Camilo Santana participa de abertura oficial da festa de Santo Antônio

31 de maio de 2015 - 16:27

“Santo Antônio viveu sua fé e, por isso, se tornou santo. Portanto, vamos celebrar o amor de Deus em nossas vidas evangelizando nossos irmãos”. Com essas palavras, o padre Leomar Leon deu início a missa de abertura dos festejos de Santo Antônio, na Igreja Matriz de Barbalha, na Região do Cariri. O governador Camilo Santana, sua esposa, a primeira-dama Onélia Leite de Santana, e a vice-governadora Izolda Cela participaram da celebração, juntamente de sua comitiva.
 
IMG STANT 7A festa de Santo Antônio, que é um evento único no país, teve início neste dia 31 e vai até o dia 13 de junho. A programação iniciou com o desfile de grupos folclóricos, da Igreja Matriz ao Largo do Rosário. Na sequência, Camilo Santana fez questão de se encontrar com o cortejo que carregava o Pau da Bandeira. Junto do povo, o chefe do executivo participou dos festejos sendo, também, carregado pelos barbalhenses que levavam o mastro, que possui 23 metros de comprimento, pesando mais de 2 toneladas e percorreu 6 quilômetros de distância, para frente da Igreja Matriz, onde foi fincado com a bandeira do santo.
 
 
O governador falou da tradição de participar dos festejos e do orgulho para os cearenses de possuírem uma festa tão rica culturalmente. “Essa é uma das festas mais populares e tradicionais do Nordeste, que reúne pessoas de todos os Estados. Isso é motivo de orgulho para o Ceará. Eu, que desde menino participo, não poderia deixar de estar aqui hoje” disse Camilo.
 
 
 

20150531162020  MG 9696O secretário da Cultura, Guilherme Sampaio, aproveitou a festa para anunciar a abertura do Ceará Junino 2015. “Essa festa é uma expressão forte da diversidade, da riqueza, da beleza e da cultura popular cearense. Por essa razão, nos escolhemos para anunciar, oficialmente, a abertura do Ceará Junino 2015, que receberá o investimento de R$ 2,6 milhões do Governo do Estado”, informou.

 
Para a comerciante Lúcia Furtado, esse é o momento de ganhar um dinheiro extra e acrescentar na renda da família. “Me programo o ano todo pra essa festa e sempre tenho um lucro acima do esperado. E esse ano não vai ser diferente, pois a tendência é aumentar o número de espectadores e, com isso, crescer minhas vendas”, afirmou, bastante confiante.
 
 
IMG STANT 8Estavam presentes, ainda, os secretários Élcio Batista (Gabinete do Governador), Josbertini Clementino (STDS) e Dedé Teixeira (SDA), o deputado federal José Guimarães, o suplente Sineval Roque, o prefeito de Barbalha, José Leite, além de prefeitos, vereadores e lideranças da região.
 
Confira mais fotos da visita do governador em Barbalha na página oficial do Governo do Estado do Ceará, no Facebook.
 
Foto: Tiago Stille
 
 
31.05.2015
 
 
Wiarlen Ribeiro
Repórter / Célula de Reportagem
 
 
Wilson Zanini
Gestor de Célula / Célula de Reportagem
 

Coordenadoria de Imprensa do Governo do Estado – Casa Civil
comunicacao@casacivil.ce.gov.br
(85) 3466.4898