Muralhas da CPPL II serão ocupadas por agentes penitenciários

1 de junho de 2015 - 20:07

A partir da manhã desta terça-feira (2), agentes penitenciários passam a ocupar as muralhas da Casa de Privação Provisória de Liberdade Professor Clodoaldo Pinto (CPPL II). A ação faz parte da implantação do Corpo da Guarda Penitenciária, que prevê a ocupação das guaritas e muralhas das principais unidades prisionais do Estado pelos agentes penitenciários. Duas entradas de complexos já foram ocupadas pela guarda e a agora a CPPL II inicia o processo de ocupação das muralhas por agentes.

 

Ao todo, 38 agentes foram treinados por integrantes do Grupo de Apoio Penitenciário (GAP) para a função. A supervisão desses agentes é também de responsabilidade do GAP. As novas atividades desenvolvidas pelos agentes atende ao que prevê o regimento interno da categoria. A ideia é expandir a experiências dessas unidades para todas as grandes unidades prisionais da Região Metropolitana de Fortaleza.

 

Desde dezembro do ano passado, a entrada da Unidade Prisional de Caucaia (antiga de CPPL de Caucaia), onde também fica localizado o Centro de Triagem, foi ocupada pelo Corpo da Guarda. Em fevereiro deste ano, a entrada do Complexo de Itaitinga II, que abrange as CPPLs II, III e IV, também passou a ser responsabilidade destes agentes penitenciários. A medida visa padronizar as ações de segurança no acesso às unidades.

 

O diretor do Grupo de Apoio Penitenciário (GAP), Adriano Citó, ressalta a importância da ocupação dessas funções por agentes. “Está no regimento interno dos estabelecimentos prisionais que a ocupação da muralha e o controle de entrada sejam responsabilidade da categoria. Como o efetivo era muito pequeno, a polícia ocupou esses cargos, mas a ideia é que com o aumento de agentes, nós passemos a assumir a função e a polícia voltará a cumprir o papel de segurança pública nas ruas da cidade”, comenta.

 

 

01.06.2015

 

Assessoria de Comunicação da Sejus
Camille Soares ( ascom.sejus@gmail.com / 85 3101.2862)

 

Gestor de Célula/Secretarias
Ciro Câmara ( ciro.camara@casacivil.ce.gov.br / 85 3466.4898)

 

Coordenadoria de imprensa do Governo do Estado
Casa Civil
comunicacao@casacivil.ce.gov.br / 85 3466.4898