Projeto “Um mar de ideias” liga Ceará e Itália comercialmente

2 de junho de 2015

O projeto “Um mar de ideias”, acordo comercial entre o  Porto do Pecém e o Porto de La Spezia, na Itália, poderá tornar o Ceará a porta de entrada comercial da Europa no Brasil. A assinatura do documento de cooperação foi realizada na tarde desta terça-feira (2), no Palácio da Abolição.

 

Para a vice-governadora do Estado do Ceará, Izolda Cela, que representou o governador Camilo Santana, um acordo deste tipo é importante para o Ceará, visto que estabelece uma cooperação com um porto de grande movimento e desenvolvimento, como o de La Spezia. “Estabelece ainda com o Porto do Pecém uma plataforma que deverá facilitar a logística das chegadas e escoamento dos produtos, o que hoje faz muita diferença. Além disso, o projeto deve estender essa parceria para outras áreas que incluam também formação profissional e parcerias de atividades culturais que também está previsto no acordo”, comemora.

 

 MG 9838O próximo passo será a criação de um grupo técnico de trabalho para fazer as estimativas de volume de negócios, segundo o presidente da  Agência de Desenvolvimento do Estado do Ceará (Adece), Ferruccio Feitosa.

O compromisso é uma parceria entre a Adece, Companhia de Integração Portuária do Ceará (Cearaportos), Câmara de Comércio Ítalo-brasileira do Nordeste (CCIE), Câmara de Comércio de La Spezia (CCIAA), Distrito das Tecnologias Marinas da Região Ligúria (DLTM) e Autoridade Portuária de La Spezia. Previsto inicialmente para funcionar durante três anos, o canal tem possibilidade de prorrogação.

 

Com a parceria, o Porto do Pecém será incluído ao projeto europeu WiderMos, coordenado pela Autoridade Portuária de La Spezia. Trata-se de uma única plataforma tecnológica capaz de realizar uma interface entre os sistemas informatizados dos portos participantes com o objetivo de assegurar e agilizar a gestão dos processos logísticos. “É praticamente uma linguagem comum a todos os operadores da cadeia logística por meio de uma plataforma informatizada”, acrescenta o senador Lorenzo Forcieri, também presidente da Autoridade Portuária de La Spezia e Distrito Tecnológico Marinho.

 

Visibilidade

 

 MG 9799Para o presidente da Adece, Ferruccio Feitosa, esse é um dos primeiros passos para que o Porto do Pecém possa transformar-se porta de entrada para o Brasil. “Entendo que esse é o início de uma caminhada para que possamos verdadeiramente tornar o Porto do Pecém um hub (home urban business). O Ceará tem tudo para começar a ser visto por outros países a partir desta parceria. A partir da assinatura de hoje, será criado um grupo de trabalho para estudar como podemos aproveitar o projeto da melhor forma possível”, explicou.

 

Sobre os interesses comerciais da Itália no Ceará, o Cônsul da Itália no Recife, Angelo Maria Bicciré adianta que as frutas estão entre eles. “O Nordeste tem um potencial futuro muito elevado tanto para produzir quanto para escoar produção para o mundo inteiro. Por isso,  Porto de La Spezia tem um interesse em estabelecer um canal de comunicação entre a Europa e a América do Sul”, concluiu, abordando a importância do projeto.

 

Fotos: Ariel Gomes

 

02.06.2015

 

Ana Beatriz Sugette
Assessoria de Comunicação – Agência do Desenvolvimento do Estado do Ceará (ADECE)
( ana.beatriz@adece.ce.gov.br / (85) 3457-3330)

 

Giselle Dutra
Gestora de Célula / Secretarias

 

Coordenadoria de Imprensa do Governo do Estado
Casa Civil
comunicacao@casacivil.ce.gov.br  / (85) 3466.4898