STDS lança capacitação para mais 7.500 pessoas

2 de junho de 2015 - 18:37

A Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS) anunciou na manhã desta terça-feira, 2 de junho, novas oportunidades de qualificação profissional para mais 7.500 adultos em todo o Ceará, por meio do Projeto Criando Oportunidades. As inscrições para as primeiras turmas já estão abertas para cursos na Escola de Vida, Sabor e Arte (Evisa), em Fortaleza. Estão disponíveis 80 vagas para capacitação em Recepção de Eventos, Produção de Salgados, Formação de Garçom e Auxiliar de Cozinha. Cada turma terá 20 participantes. As aulas terão início em 13 de julho.

 

“O que é muito importante nesse projeto é a capilaridade. Os cursos de capacitação profissional do Criando Oportunidades alcançam as comunidades mais distantes. São ações que complementam a renda das famílias. E nós buscamos, a partir disso, a emancipação dessas pessoas de programas de transferência de renda como o Bolsa Família, por exemplo”, afirmou o titular da STDS, Josbertini Clementino, durante o lançamento das turmas. A meta para 2015 é atender 97 municípios.

 

O projeto Criando Oportunidades oferecerá capacitações nas áreas de apoio educacional, saúde e segurança, controle e processos industriais, gestão e negócios, hospitalidade e lazer, informação e comunicação, infraestrutura, produção cultural e design, produção alimentícia, produção industrial e recursos naturais. Os cursos estão distribuídos em 11 áreas ocupacionais, com carga horária mínima de 80 h/a e máxima de 100 h/a, de acordo com a necessidade de cada tipologia. O projeto já contabiliza 38.848 formandos em todo o Ceará, no período de 2008 a 2014.

 

 

Inscrições

 

Os interessados em participar dos cursos do Criando Oportunidades que serão realizados na Evisa devem se dirigir à sede da escola, na Avenida do Imperador, 1.367, Centro, munidos de carteira de identidade, CPF e comprovante de residência. Podem se inscrever pessoas com idade a partir de 16 anos. Outras informações pelos telefones 3101.2731 ou 2730.

 

 

O Projeto

 

O Criando Oportunidades tem como objetivo contribuir para consolidar a política de geração de emprego, trabalho e renda do Governo do Ceará, articulada com outras políticas públicas, fortalecendo a cidadania e ampliando as oportunidades de inserção dos cidadãos cearenses em situação de vulnerabilidade social e econômica no mercado do trabalho. As turmas são capacitadas para desenvolver competências técnicas específicas compatíveis com a potencialidade e a situação socioeconômica de cada município.

 

O público prioritário do projeto é formado por mulheres chefes de família cadastradas no CadÚnico, beneficiárias ou não do projeto Bolsa Família; trabalhadores sem ocupação e desempregados; pessoas que trabalham em condição autônoma; jovens a partir de 16 anos à procura do primeiro emprego; e segmentos especiais como pessoas com deficiência, quilombolas, afrodescendentes, indígenas, apenados e egressos do sistema penal, jovens em cumprimento de medidas socioeducativas e LGBTT.

 

*Mais informações:

 

Evisa: 3101.2731 / 2730

 

Projeto Criando Oportunidades: 3101.1558 / 7805

 

 

02.06.2015

 

Assessoria de Comunicação Social
Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social – STDS
Jornalista responsável: Carlos Eugênio
E-mail: imprensa@stds.ce.gov.br
Twitter: www.twitter.com/stdsonline

 

Gestor de Célula/Secretarias
Ciro Câmara ( ciro.camara@casacivil.ce.gov.br / 85 3466.4898)

 

Coordenadoria de Imprensa do Governo do Estado
Casa Civil – (85) 3466.4898
comunicacao@casacivil.ce.gov.br