Cogerh realiza Encontro do Comitê das Bacias Metropolitanas

9 de junho de 2015 - 19:20

Com o objetivo de apresentar o Sistema de Gerenciamento dos Recursos Hídricos do Ceará, a Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh) realizou o Encontro Regional de Recursos Hídricos para Renovação do Comitês das Bacias Metropolitanas, nesta terça-feira (9), na Serra de Guaramiranga. Foram convidados a participar também os municípios de Acarape, Aratuba, Barreira, Pacoti, Palmácia, Mulungu e Redenção, dos segmentos sociedade civil, usuários e poder público municipal, estadual e federal.

 
A coordenadora do Núcleo de Gestão da Cogerh, Clea Rocha, diz que esta já é a quinta gestão do Comitês das Bacias Metropolitanas. O Encontro realizado próximo aos municípios da região da serra garante que todos participem, entendam sua importância na gestão das bacias hidrográficas e despertem o interesse em estar no Congresso de escolha para renovação do Comitê. Ao todo são quatro regiões distintas. Além da região serrana, os Encontros serão realizados no sertão, litoral e região metropolitana. Após os quatro Encontros, serão escolhidos 60 membros para compor o Comitê, no período de 2015 a 2019.

 
O professor de Geologia e representante da Universidade Integrada, Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab) no Comitê, Francisco Nildo, pelo quinto ano consecutivo atua na gestão dos recursos hídricos da região da serra. “É fundamental a integração da Universidade no Comitê, porque esta precisa dos recursos naturais, principalmente da água, por ter cursos que necessitam desta para desenvolver as atividades. A água deve ser mantida e usada com sustentabilidade e qualidade”, afirma Nildo. Para ele os Encontros são eficazes por serem democráticos, públicos, transparentes e promovem muita discussão. O Comitê é uma fonte de informação ampla porque lida com diversos usuários como agricultura e empresas.

 
As Bacias Metropolitanas representam 16 microbacias (15.085 km²), distribuídas em 31 municípios cearenses.

 

Mais Informações:
Gerência Metropolitana: 85 3218.7069

 

 

09.06.2015
 

 

Rafaele Esmeraldo Menezes
Assessora de Imprensa da Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh)
85 3218.7020
rafaele.esmeraldo@cogerh.com.br

 

Sabrina Lima
Gestora de Célula/Secretarias

 

Coordenadoria de Imprensa do Governo do Estado
Casa Civil