Pesquisador desenvolve simulador virtual de ventilação mecânica

9 de junho de 2015 - 18:28

Uma plataforma online cujo foco é o ensino de ventilação mecânica com base em simulação virtual. Esse é o Xlung, criado e desenvolvido pelo médico pneumologista/intensivista e professor da Universidade Federal do Ceará (UFC) Marcelo Alcântara Holanda, em parceria com pesquisadores da UFC. A iniciativa contou com o auxílio da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Funcap), utilizando recursos do Fundo de Inovação Tecnológica do Ceará (FIT).

A ventilação mecânica (VM) é uma intervenção terapêutica utilizada para dar suporte ao paciente com insuficiência respiratória por meio de um aparelho, o ventilador. Com a possibilidade de ser realizada de forma invasiva ou de modo não invasiva, a VM pode favorecer uma maior chance de sobrevida dos pacientes.

A simulação virtual possibilita aos usuários a aprendizagem, desenvolvimento e aperfeiçoamento das habilidades em VM. Na plataforma, o paciente simulado responde à medida que os ajustes são realizados, possibilitando feedback em tempo real sobre as medidas adotadas. Os sons do movimento de ar na inspiração, os acionamentos de alarmes e as curvas de mecânica de alta definição estão presentes nas simulações.

“A possibilidade de treinarmos alunos que em breve se tornarão profissionais ativos nas inúmeras UTI do nosso país traz benefícios diretos à saúde da nossa população, já que com a possibilidade de treino sem o estresse do erro, ou o risco eminente de morte, o aprendizado é mais eficaz, tornando a possibilidade de cura mais real e efetiva. Um profissional bem treinado atuará da maneira mais correta e com maior segurança”, destaca Andréa Carvalho, Diretora Administrativa na Pulmocenter/Xlung. A empresa teve o projeto “Desenvolvimento e Comercialização do Simulador Virtual de Ventilação Mecânica (Xlung)” apoiado pelo Edital 13/2010 – FIT, da Funcap.

A ideia inicial para o Xlung surgiu quando o professor associado do Departamento de Medicina Clínica da UFC, Marcelo Alcântara dava aulas no módulo de Terapia Intensiva na universidade. De acordo com Andréa Carvalho, o pneumologista percebeu que a VM era um tema peculiar em relação ao ensino por contar com muita teoria e pouca prática. “E a prática também se tornava limitada devido os ambientes de UTI, que são restritos ao atendimento de pacientes, assim como a não possibilidade de manusear em modo de treinamento, os ventiladores mecânicos, que estão nos ambientes hospitalares para dar suporte à vida”, acrescenta Andréa.

Atualmente, o Xlung conta usuários de todo o Brasil e de outros países, como Estados Unidos, Espanha e Portugal. “É difícil mensurar com precisão quantos profissionais e estudantes já tiveram algum treinamento com o simulador. Por ser uma ferramenta virtual, o seu alcance se torna muito abrangente”, explica Andréa Carvalho.

Em 2011, a plataforma online ficou em primeiro lugar no Prêmio Brasil de Engenharia na categoria Educação Tecnológica. Já em 2014, foi uma das vencedoras do Programa INOVA Talentos.

09.06.2015

Rafael Ayala
Assessor de Imprensa da Funcap
85 3275.9629 | 98660.2578
imprensa@funcap.ce.gov.br

Sabrina Lima
Gestora de Célula/Secretarias
sabrina.lima@gabgov.ce.gov.br

Coordenadoria de Imprensa do Governo do Estado
Casa Civil
comunicacao@casacivil.ce.gov.br / (85) 3466.4898