Curso forma médicos para atenção aos idosos

9 de junho de 2015 - 14:15

Durante três sextas-feiras, três sábados e uma segunda-feira 50 médicos de diferentes regiões e municípios do Ceará terão agenda única. Nos dias 19, 20, 26, 27 deste mês de junho e nos dias 3, 4 e 6 de julho participarão do curso “Geriatria para o clínico”, que a Secretaria da Saúde do Estado realizará, com quatro módulos. Todas as aulas ocorrerão na sede da Secretaria da Saúde, no bloco E, Avenida Almirante Barroso, 600, Praia de Iracema.

 

O curso faz parte do planejamento estratégico plurianual da Sesa e integra o programa multisetorial do Estado para a pessoa idosa, focado em buscar ações mais resolutivas para os idosos cearenses. O curso tem diferentes objetivos. Um deles é o fortalecimento da rede de atendimento. Outro é a implementação das linhas de cuidado. Redução do risco de adoecimento, ações para promoção da independência e autonomia, atenção qualificada às grandes síndromes geriátricas, orientação aos cuidadores familiares e cuidadores formais, promoção de solidariedade intergerencial e bom trato na comunidade são também importantes objetivos do curso “Geriatria para o clínico”.

 

Para o Grupo Técnico Saúde do Idoso da Coordenadoria de Políticas de Atenção à Saúde da Sesa, médicos qualificados em envelhecimento e saúde da pessoa idosa podem contribuir, junto aos demais profissionais, para proporcionar o acesso ao atendimento clínico adequado, reduzir tempo de espera dos ambulatórios e dos hospitais e ainda promover cidadania aos idosos atendidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS) no Ceará. Com 62 médicos inscritos e já selecionados, o curso “Geriatria para o clínico”,  tem proposta pedagógica e matriz curricular modelo que desenvolve competências para promoção da atenção, tratamento e reabilitação da saúde dos idosos. No módulo I do curso, entre vários temas, destaque para a promoção do envelhecimento ativo e saudável. O módulo II começa com o tema políticas de atenção à saúde do idoso. A atenção domiciliar também aparece na programação do curso, no módulo III.

 

 

09.06.2015

 

Assessoria de Comunicação da Sesa
Selma Oliveira / Marcus Sá /
selma.oliveira@saude.ce.gov.br85 3101.5221 / 3101.5220)
Twitter: @SaudeCeara
www.facebook.com/SaudeCeara

Coordenadoria de Imprensa do Governo do Estado do Ceará
Casa Civil (comunicacao@casacivil.ce.gov.br / 85 3466.4898
Twitter: @GovernoDoCeara
Facebook: facebook.com/GovernoDoCeara
Youtube: youtube.com/GovernoDoCeara

Giselle Dutra
Gestora de Célula/Secretarias

 

Coordenadoria de Imprensa do Governo do Estado – Casa Civil
comunicacao@casacivil.ce.gov.br
85 3466.4898