Energia, mineração e telecomunicações do Ceará terá gestão de nova secretaria adjunta

10 de junho de 2015 - 21:06


Para fortalecer a matriz energética e dar apoio direto a outras áreas importantes para o desenvolvimento do Estado, o Governo do Ceará criou a Secretaria Adjunta de Energia, Mineração e Telecomunicações, ligada a Secretaria da Infraestrutura do Estado – Seinfra. Tendo à frente o engenheiro eletricista Renato Rolim, a nova secretaria vai atuar na formulação e na implementação de planos estratégicos e de políticas ligadas aos setores, estabelecendo objetivos, diretrizes e estratégias para garantir a atração de investimentos necessários ao desenvolvimento da cadeia produtiva de cada área. Para o secretário da Infraestrutura, André Facó, esta iniciativa “é uma prova do esforço do Governo do Estado para fomentar o crescimento do setor energético no Ceará e também alavancar as atividades de mineração e telecomunicações”.

O foco maior, no entanto, será no setor de energias renováveis. “O Ceará, desde a implantação dos primeiros parques eólicos comerciais, foi líder em capacidade instalada e em produção de energia eólica. Agora o estado precisa retomar a posição de destaque tanto na implantação de parques eólicos como também de usinas solares, que são áreas de grande potencial no estado”, reforça o secretário adjunto de Energia, Mineração e Telecomunicações da Seinfra, Renato Rolim. De acordo com ele, a secretaria deve elaborar projetos e estudos de viabilidade e realizar obras que garantam conexão dos empreendimentos a rede elétrica e infraestrutura de transporte e logística. Além disso, a unidade vai ficar em contato com os investidores, dando, por exemplo, amparo tributário.

Pioneiro no estímulo a geração de energia eólica no Brasil, o Ceará conta hoje com 56 das 203 usinas eólicas em operação no Brasil. De acordo com dados da Associação Brasileira de Energia Eólica – ABEEOLICA, o estado tem o terceiro maior potencial eólico do país, com outros 58 empreendimentos em construção, totalizando um investimento de R$ 6 bilhões. Já em relação a geração de energia solar, o Ceará ocupa o sétimo lugar, com 30 usinas fotovoltaicas no Estado.

MINERAÇÃO E TELECOMUNICAÇÕES
A implementação de uma Política de Mineração proporcionará o detalhamento e aprimoramento do conhecimento geológico, que irão promover a caracterização de novas jazidas e o surgimento de mais minas eficientes, competitivas e ambientalmente sustentáveis. Dessa forma, as medidas irão fortalecer os setores econômicos usuários de bens minerais, como a construção civil, o agronegócio e a indústria de transformação, bem como no crescimento da própria atividade produtiva mineral, na medida em que novas jazidas serão bem caracterizadas e novas minas serão implantadas. São indicadas as reservas de calcários, areias para vidro, fosfatos com Urânio, quartzo, gipsita, rochas ornamentais, magnesita e água mineral e potável de mesa e pequenas jazidas de ouro, de minério de Ferro, de minério de Cobre, aprovadas pelo Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM).

No setor de Telecomunicações, a secretaria adjunta tem como carro-chefe a implantação de telefonia móvel no meio rural. O cronograma de execução do projeto segue até o final de 2016, quando 475 distritos, distribuídos por 145 municípios cearenses, terão serviços de comunicação e dados. A Seinfra está acompanhando todo o processo, mediante vistorias técnicas, análise do valor do investimento, das especificações técnicas e da compatibilidade dos equipamentos instalados. Até agora 85 distritos já foram contemplados.

Renato Walter Rolim Ribeiro
Natural de Crato/CE, brasileiro, casado, Engenheiro Eletricista, graduado em 1988 pela Universidade Federal do Ceará – UFC e Universidade de Fortaleza – UNIFOR, possui especialização em Saneamento e Controle Ambiental pela Universidade Federal do Ceará – UFC, especialização em Economia de Empresas pela Universidade de Fortaleza – UNIFOR e Mestrado em Administração de Empresas pela Universidade Estadual do Ceará – UECE.

10.06.2015

Assessor de Comunicação da Seinfra
Marco da Escóssia – (85) 3216-3764
Twitter: @seinfrace
Facebook: www.facebook.com/SeinfraCE

Sabrina Lima
Gestora de Célula / Secretarias

Coordenadoria de Imprensa do Governo do Estado
Casa Civil
comunicacao@casacivil.ce.gov.br   / (85) 3466.4898