Equipe multidisciplinar inicia atuação para acelerar processos de crianças acolhidas

11 de junho de 2015 - 19:26

Começou a atuação de equipe multidisciplinar formada por profissionais das áreas de Psicologia, Pedagogia, Assistência Social e do Direito na Unidade de Acolhimento Casa Abrigo, no Cristo Redentor. A unidade é mantida pela Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS) e atende 80 crianças na faixa etária de 0 a 12 anos. A atuação da equipe visa acelerar processos dos acolhidos. A estratégia de atuação foi definida em reunião no dia 11 de maio envolvendo o Gabinete da Primeira-Dama, o Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) e a STDS.

 

A primeira-dama do Estado, Onélia Maria Leite de Santana, articulou os diferentes poderes para otimizar as ações a partir da visita à Casa Abrigo. “Fiquei sensibilizada ao visitar os abrigos do Estado. As crianças são bem cuidadas nas unidades de acolhimento, mas o lugar delas é com a família. E isso nos fez unir forças para agilizar os processos de adoção”, ressaltou, frisando as participações decisivas da presidente do TJCE, desembargadora Iracema do Vale e do titular da STDS, Josbertini Clementino.

 

Requipe2A secretária executiva da STDS, Ana Cruz, apresentou os novos profissionais para a equipe da Casa Abrigo e passou as orientações do projeto-piloto que terá a duração de 180 dias. Além do Governo do Estado, o projeto conta com a parceria do Poder Judiciário, Defensoria Pública, Ministério Público, município de Fortaleza e sociedade civil.

 

“Nós temos a proposta de junto com a equipe da Casa Abrigo agilizar os processos, seja o retorno dessas crianças para os lares ou a questão da adoção. A criança não pode permanecer no abrigo a vida inteira, então a proposta é agilizar a saída dessas crianças que algum momento veio para esse abrigo”, destacou Ana Cruz.

 

 

Atuação

Durante os seis meses serão realizadas duas visitas da equipe multidisciplinar por criança acolhida. A nova equipe vai acompanhar o cumprimento da execução do Plano Individual de Atendimento; verificar a documentação pessoal; acompanhar os processos na Vara da Infância e as avaliações do estado de saúde dos acolhidos, providenciando os encaminhamentos pertinentes quando necessário.

 

Além disso, a atuação envolve visitas às escolas para acompanhar o desempenho das crianças; desenvolvimento de atividades educativas e lúdicas dentro da instituição; avaliação da situação da família do acolhido e tomar as providências necessárias para promover o seu retorno ao convívio familiar com a maior brevidade possível. Quando necessário será realizado ainda o encaminhamento dos acolhidos à rede de proteção.

 

Os relatórios de avaliação elaborados serão encaminhados também para a autoridade judiciária e Ministério Público.

 

 

 

11.06.2015

 

 

Assessoria de Imprensa do Gabinete da Primeira-Dama
Déborah Vanessa (85 3101.1668 – 8957.0292)
deborah.vanessa@gabgov.ce.gov.br  

 

Ciro Câmara
Gestor de Célula/Secretarias
ciro.camara@casacivil.ce.gov.br  

 

Coordenadoria de Imprensa do Governo do Estado
Casa Civil
comunicacao@casacivil.ce.gov.br  / (85) 3466.4898