Exposição “Versus”, de Franklin Stein será aberta neste sábado (13)

11 de junho de 2015 - 19:09

Estreia neste sábado (13), às 10h, no Sobrado Dr. José Lourenço, equipamento da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará, a Exposição “Versus”, de Franklin Stein. Integrante do Coletivo Monstra, que se destaca como um dos grupos mais ativos no cenário artístico de Fortaleza, Stein retorna ao Sobrado, desta vez, com obras individuais e inéditas.

 

A exposição se apresenta como um conto infantil, narrado por meio de imagens, onde se travam combates entre “Monstros vs Robôs”, com o objetivo de discutir a luta entre a nossa sociedade de consumo (robôs) e o meio ambiente (monstros). A exposição conta com esculturas e pinturas produzidas com técnicas que unem a arte digital e o fazer manual.  O artista cria os desenhos no computador e depois os aplica manualmente através de estêncil.

 

Referências estéticas de dois grandes mestres da cultura do nosso estado: Zé Pinto, com seus personagens/robôs construídos de sucata, e Chico da Silva, com sua fauna e flora fantásticas, podem ser observadas na exposição. As referências servem de base para a criação dos personagens da exposição numa continuidade ao trabalho desenvolvido pelo artista Franklin Stein de recodificar ícones da cultura cearense com uma estética pop.

 

“A exposição, apesar de ser dedicada ao público infantojuvenil”, alcança outras gerações, principalmente pelas influências dos videogames, computadores e da arte digital. Os pais também vão gostar de ver.”, destaca o artista Franklin.

 

 

Coletivo Monstra

 

Influenciado pela estética da Pop Art, o coletivo Monstra vem se destacando como um dos mais ativos no cenário artístico de Fortaleza. Em 2008, o grupo se reuniu pela primeira vez para realizar o “Encontro Monstra”, no Centro Cultural Banco do Nordeste – Fortaleza – um evento com exposições, palestras exibições de animações e lançamento de publicações.

 

Ainda no final de 2008, o grupo realizou a “Monstra Comix”, no Sobrado Dr. José Lourenço, uma exposição internacional que reuniu mais de 40 artistas de histórias em quadrinhos independentes do mundo todo. Depois do Sobrado Dr. José Lourenço, esta exposição foi levada para o Centro Cultural Bom Jardim e o CUCA Che Guevara.

 

Em 2009 e 2010, o grupo foi convidado a realizar exposições e murais no evento Casa Cor Ceará. Em 2010, realizou no Espaço Cultural Correios uma feira de arte, intitulada Monstra Feiramassa.

 

Em 2011, voltaram ao Sobrado Dr. José Lourenço, com uma grande exposição apresentando mais de 100 obras, intitulada “Purgatório Paraíso Inferno”. Durante a exposição, também lançaram o pesquisador Nirez como DJ e o manifesto artístico “Expressiocinismo”, disponível na internet no endereço http://bit.ly/m7Ih4t.

 

No ano de 2012, o Coletivo desenvolveu as peças de divulgação da Feira da Música e, ainda, expôs inúmeras obras por todo o Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura.

 

 

:: SERVIÇO

 

Exposição Versus

Abertura sábado, 13/06, às 10h.
Período: 13/06 a 01/08.
Terça a Sexta: 9h às 18h.
Sábados: 9h às 17h

Entrada Gratuita

 

 

11.06.2015

 

Assessoria de Comunicação da Secult
Dalwton Moura – 85 3101.6761secultmkt@gmail.com

 

Giselle Dutra
Gestora de Célula/Secretarias

 

Coordenadoria de Imprensa do Governo do Estado
Casa Civil
comunicacao@casacivil.ce.gov.br / (85) 3466.4898