STDS e IBM desenvolvem novo sistema de gestão da informação

11 de junho de 2015

A Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS) inicia a operacionalização do novo Sistema de Gestão da Informação (SGI), um moderno modelo informatizado de gestão administrativa, que irá dar maior dinâmica aos projetos e programas desenvolvidos pela secretaria, além de permitir a integração das ações de qualificação social e profissional à inclusão produtiva e ao Sistema Público de Emprego (SPE), no âmbito do Sistema Nacional de Emprego (Sine).

Desenvolvido pela STDS e pela IBM, em parceria com a Pyxera Global, o SGI vai permitir a geração de informações relativas ao processo operacional, administrativo e gerencial, através de gráficos e relatórios, garantindo maior facilidade, transparência e celeridade na avaliação de dados, acompanhamento e monitoramento das ações de vários setores da secretaria.

O novo modelo foi projetado e desenvolvido pelos analistas e consultores da IBM, Eva Novoa Piñero, Kevin Winnike e Simon Chen, ao longo de um mês, com apoio dos técnicos de Tecnologia da Informação (TI), João Paulo Franco e Gustavo Menescal, e da técnica bilíngue, Eliane Paiva, da STDS. Os trabalhos foram coordenados pelo chefe de Gabinete da STDS, João Osmar Santos Paiva, e supervisionados pelo secretário Josbertini Clementino. O projeto é parte do programa global da IBM, denominado IBM Brasil Cidadania Corporativa ou Corporate Services Corp (CSC), em inglês.

Programa Mundial
O CSC alia consultoria e tecnologia para contribuir com o desenvolvimento de organizações sociais do Brasil e do mundo. É baseado no envio de grupos de funcionários de diferentes partes do globo para compartilhar conhecimentos e modelos de gestão com as organizações selecionadas em países em desenvolvimento.

Por meio do CSC, profissionais da IBM das mais variadas áreas de atuação se juntam em times e, inseridos no dia a dia das instituições selecionadas, levantam informações que possibilitam efetuar um diagnóstico sobre a forma de atuação de cada uma. Ao final da consultoria os técnicos geraram um relatório com os pontos fortes, fragilidades e sugestões de iniciativas, que visam, a partir do novo modelo desenvolvido, deixar os processos de trabalho mais dinâmicos e eficientes.

11.06.2015

Carlos Eugênio
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