Saúde faz agenda de gestão para melhorar qualidade do atendimento

12 de junho de 2015 - 17:36

“Pressão competitiva, alinhamento e engajamento, competência organizacional são fatores de sucesso, mas nada é mais importante do que construir o comprometimento para se obter e manter a mudança”, afirmou o especialista na metodologia “lean” Geraldo Amaral Júnior, na abertura do Fórum Hospitais Lean, que a Secretaria da Saúde do Estado realizou nesta sexta-feira, 12. “Lean”, que em português significa enxuto, é uma metodologia para alinhar toda a organização e levar qualidade mais rapidamente ao usuários, envolvendo pessoas, sistemas e processos e eliminação de desperdícios.

banner forum lean0A construção do comprometimento para a mudança tem diferentes estágios. Começa com o contato, com as pessoas escutando que existe uma iniciativa de mudança, depois vem a conscientização, em que as pessoas estão cientes dos conceitos da mudança, seguida da compreensão, com todo mundo entendendo os impactos da mudança na área funcional e em toda a organização. O estágio da percepção positiva vem após a compreensão. As pessoas compreendem o impacto e os benefícios que virão com a mudança. Outro estágio inevitável e importante é a adoção, quando as pessoas querem trabalhar e implementar as mudanças. Chega o estágio da institucionalização das mudanças. E o último estágio da construção do comprometimento é a internalização. Ou seja, quando as pessoas fazem da mudança a sua bandeira pessoal. Criam formas inovadoras de usar e melhorar a mudança. Mudam a forma de fazer as coisas, sempre em metamorfose, que transformam e geram necessidades.

O secretário em exercício da Sesa, Henrique Javi, disse que “para contagiar da compreensão que é preciso ver e trabalhar diferente para ter resultados diferentes, sempre focado na satisfação da população com os serviços prestados”, será desenvolvida uma vez por mês uma agenda com os gestores dos hospitais e unidades de saúde, chamada “momento gestão”. O Fórum Hospitais Lean foi o pontapé dessa agenda. Já tem um curso agendado para os dias 26, 27 e 28 deste mês. O “Curso lean” será com a participação de 22 profissionais de hospitais e unidades que têm serviços de urgência e emergência.

12.06.2015

Assessoria de Comunicação da Sesa
Selma Oliveira / Marcus Sá / (selma.oliveira@saude.ce.gov.br / 85 3101.5221 / 3101.5220)
Twitter: @SaudeCeara
www.facebook.com/SaudeCeara

Giselle Dutra
Gestora de Célula/Secretarias

Coordenadoria de Imprensa do Governo do Estado
Casa Civil
comunicacao@casacivil.ce.gov.br / (85) 3466.4898