Etice promove videoconferência em telemedicina

15 de junho de 2015 - 14:38

Pioneira no uso e desenvolvimento de soluções tecnológicas no Estado, a Empresa de Tecnologia da Informação do Ceará (Etice), inova mais uma vez ao realizar videoconferência de cirurgia torácica do Hospital de Messejana Dr. Carlos Alberto Studart Gomes para a Fábrica de Negócios do Hotel Praia Centro em Fortaleza, por ocasião do Curso Pré-Congresso de Vídeo Cirurgia e de Cirurgia de Parede Torácica do Tórax 2015 – XIX Congresso da Sociedade Brasileira de Cirurgia Torácica (SBCT). Para o evento, que contou com Link Ponto a Ponto, montagem de equipamentos de TIC e acompanhamento dos profissionais da Etice, foram transmitidas quatro cirurgias realizadas no Hospital de Messejana por um médico da Espanha e outro da Dinamarca.

 

Segundo o cirurgião torácico e presidente do Tórax 2015, Dr. Antero Gomes Neto, a realização da videoconferência possibilitou aos médicos e congressistas brasileiros um maior aprendizado na área de vídeo cirurgia torácica.

 

“Somente com a transmissão para um dos auditórios do evento foi possível dar a condição para que os cirurgiões brasileiros e demais congressistas pudessem assistir a técnica cirúrgica dos europeus, interagir e formular perguntas ao vivo. Sem isso, ou seja, de forma presencial, poucos teriam oportunidade de adentrar ao centro cirúrgico do hospital devido as restrições inerentes às salas de cirurgias”, relata.

 

Ainda, de acordo com Antero, a inserção da telemática nos procedimentos cirúrgicos revolucionam o ensino da medicina e difundem novas técnicas de cirurgias pelo mundo, resultando em benefícios para a população. “Os avanços contribuem para realização de cirurgias menos invasivas e, consequentemente, com menos riscos, pois propiciam aos pacientes uma recuperação com menos complicações e um retorno mais rápido para as suas atividades”, afirma.

 

Para o presidente da Etice, Adalberto de Paula Pessoa, vivendo em uma época de mudança de paradigmas na área do conhecimento com a inserção de tecnologias e dispositivos telemáticos de comunicação à distância, a Etice busca conectar o Ceará a esse novo cenário mundial, desenvolvendo e fornecendo produtos e serviços de primeira linha em TICs.

 

“Nesse sentido, a videoconferência em telemedicina é um serviço inovador e é algo que demandará cada vez mais mercado em nosso Estado, pois, do ponto de vista social, é uma ferramenta que pode ajudar a salvar vidas, diminuir custos e envolver especialistas que podem orientar procedimentos à distância”, explica.

 

 

Serviço

 

Videoconferência em telemedicina

 

Mais informações:

Assessoria de Comunicação/Imprensa da Etice
Empresa de Tecnologia da Informação do Ceará
Telefone: 3101.6607

 

 

15.06.2015

 

Giselle Dutra
Gestora de Célula/Secretarias

 

Coordenadoria de Imprensa do Governo do Estado – Casa Civil
comunicacao@casacivil.ce.gov.br
(85) 3466.4898