Governador empossa 242 novos soldados do Corpo de Bombeiros nesta quarta-feira (17)

16 de junho de 2015

O Corpo de Bombeiros Militar do Ceará vai ganhar reforço a partir desta quarta-feira (17), quando o governador Camilo Santana preside a cerimônia de formatura de 242 novos soldados da corporação. A solenidade está marcada para as 9 horas, no Centro de Eventos do Ceará, e contará com as presenças do secretário da Segurança Pública e Defesa Social, Delci Teixeira, e do comandante geral dos Bombeiros, coronel João Carlos de Araújo Gurgel, entre outras autoridades da segurança pública estadual.

 

Esta é a primeira posse de novos profissionais para os Bombeiros após um hiato de seis anos. A última turma a entrar para a corporação foi também para o cargo de soldado, com cerca de 270 profissionais formados em agosto de 2009. Outra turma para os Bombeiros está em formação na Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará (AESP/CE), desta vez para tenentes.

 

Os municípios que receberão o efetivo são Fortaleza, Horizonte, São Gonçalo do Amarante, Caucaia, Guaramiranga, Aracati, Limoeiro do Norte, Quixeramobim, Iguatu, Juazeiro do Norte, Crato, Sobral, Crateús e Tauá. A incorporação de novos bombeiros ao sistema de segurança pública é mais uma ação do Programa Ceará Pacífico, que objetiva atuar no combate à violência integrando à segurança ações em áreas como a assistência social, saúde, esporte e cultura. Os investimentos congregam ainda o reforço nos efetivos da Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros e Perícia Forense.

 

bombeirosAlém da sanção da lei que regulamenta a promoção de policiais e bombeiros militares, o Governo já promoveu a posse de 974 novos PMs; convocou novas turmas para a Polícia Civil (736), PM (400) e Pefoce (156), e também iniciou novo concurso para a Polícia Civil. O programa Ronda passa por remodelação, assim como o Raio, que, ampliado, reforça atuação no Interior. O Batalhão de Divisas começa a operar na divisa com os Estados de Pernambuco e Rio Grande do Norte.

 

Novas viaturas

Em abril deste ano o governador Camilo Santana entregou onze novas viaturas ao Corpo de Bombeiros, sendo seis do tipo Auto Bomba Tanque (ABT), duas Auto Tanque (AT) e três de Auto Salvamento (AS). Os novos equipamentos foram distribuídos para Fortaleza, Juazeiro do Norte, Iguatu, Crato, Limoeiro do Norte e Sobral. O Raio e o Batalhão de Divisas também recebem, recentemente, 48 motos e duas caminhonetes e seis viaturas, respectivamente.

 

 

Curso de Formação

O Curso de Formação Profissional constitui a terceira etapa do Concurso Público para ingresso no cargo de soldado do Corpo de Bombeiros Militar do Ceará e visa complementar a seleção dos candidatos aprovados na primeira e segunda etapa, propiciando o desenvolvimento e aprimoramento da aprendizagem dos futuros soldados, buscando sua mais abrangente e perfeita formação técnico-profissional.

 

Iniciado em 13 de outubro de 2014, o curso de formação profissional teve duração de sete meses e uma carga horária de 1.020 horas/aula formatadas com base na matriz curricular da Secretaria Nacional de Segurança Pública e Defesa Social (SENASP/MJ). Neste período, os alunos participaram de instruções teóricas e práticas, em período integral, na AESP.

 

A grade curricular contou com disciplinas como Sistema de Segurança Pública no Brasil, Psicologia das Emergências, Fenômeno da Violência, Ética, Direitos Humanos, Fundamentos de Direito Ambiental, Legislação da Controladoria Geral de Disciplina, Atendimento Pré-Hospitalar, Prevenção e Combate a Incêndio, Salvamento em Altura, Terrestre e Aquático, entre outros componentes curriculares fundamentais para o desempenho das missões do bombeiro militar.

 

Foto: Carlos Gibaja

 

 

Serviço

Formatura do Curso de Formação Profissional para a Carreira de Praças do
Corpo de Bombeiro (CFPCP/BM)
Data: 17 de junho de 2015
Horário: a partir das 9 horas
Local: Centro de Eventos do Ceará – Avenida Washington Soares, 999, Edson
Queiroz. Salão Almofala e Mundaú – Acesso pelo portão B

 

 

16.06.2015

 

Gestor de Célula / Secretarias
Ciro Câmara (ciro.camara@casacivil.ce.gov.br / 85 3466.4898)

 

Academia Estadual de Segurança Pública – AESP/CE
Samara Amaral (aespce@gmail.com / 85 3484.1909 / 85 98879.7538)

 

Assessoria de Comunicação do Corpo de Bombeiros
Capitã Juliany / Tenente-Coronel Ricardo (imprensa.cbmce@gmail.com / 85
3101.2211)

 

Twitter: @GovernoDoCeara
Facebook: facebook.com/GovernoDoCeara
Youtube: youtube.com/GovernoDoCeara

 

Coordenadoria de Imprensa do Governo do Estado do Ceará
Casa Civil (comunicacao@casacivil.ce.gov.br / 85 3466.4898)