Com apoio da Funcap, pesquisadores produzem Guia da Arquitetura Moderna de Fortaleza

17 de junho de 2015 - 16:28

Com apoio da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Funcap), os pesquisadores Ricardo Paiva e Beatriz Diógenes elaboraram o Guia da Arquitetura Moderna em Fortaleza (1960-1982). Ricardo e Beatriz são professores do Departamento de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal do Ceará (UFC).

 

O projeto contou com apoio da Funcap por meio do Edital 07/2012 – Programa Jovens Pesquisadores. A versão digital do Guia conta com exemplares importantes do modernismo arquitetônico em Fortaleza. No entanto, ela não abrange toda a produção do período por conta das limitações da pesquisa e pelo fato de muitas obras já não mais existirem.

 

A intenção dos pesquisadores é que a publicação possibilite a divulgação da arquitetura moderna produzida na capital cearense, incentivando o aprofundamento de alguns temas correlatos e abrindo fóruns de debates sobre a valorização, documentação, preservação e conservação do patrimônio moderno no Norte e Nordeste do Brasil.

 

“De modo geral, o Guia constitui uma contribuição teórica para os estudos sobre a história e a historiografia da arquitetura local e, em especial, para a produção de conhecimento sobre o modernismo arquitetônico em Fortaleza, estudando seus agentes, seus atores, suas obras e seu legado”, explica o professor Ricardo Paiva, coordenador do projeto.

 

Para o pesquisador, é lamentável constatar que muitas das obras desse período já não existem mais e que a precária sistematização da documentação sobre essa produção dificulte a compreensão de seu valor para o estudo da arquitetura cearense. “O estudo e a documentação da contribuição dos primeiros arquitetos à arquitetura moderna em Fortaleza, através da sua obra construída, colaboram para a valorização e preservação deste legado arquitetônico e possibilitam a produção de conhecimento sobre a arquitetura e a cidade no Ceará”, destaca.

 

O apoio da Funcap possibilitou a criação do Laboratório de Crítica em Arquitetura, Urbanismo e Urbanização (LoCAU) do Departamento de Arquitetura e Urbanismo da UFC. O LoCAU foi criado para fortalecer o Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo e Design da UFC  e acolher as pesquisas a serem desenvolvidas pelo corpo discente. Os equipamentos solicitados viabilizaram o cumprimento das fases da pesquisa de documentação e sistematização do acervo, dando suporte às atividades dos pesquisadores e bolsistas.

 

Atualmente, os autores estão tentando viabilizar a versão impressa do Guia. Os bolsistas participantes do projeto são Lia Beatriz Mattos Dourado Bezerra; Ana Paula Carmo Rodrigues; Roberto Esdras Mourão Lobo Filho; Luana Bezerra Pinheiro do Ceará; Maria Neuza Lima Osório; Camile Pinheiro Bezerra; Lívia Bisol Menezes; Isadora Gomes dos Santos; Carolina Soares Serra; Isabela Hissa Pinto; Mardson Leite Barroso; Vitor Breder e Débora Paz Sales.

 

Acesse o Guia da Arquitetura Moderna em Fortaleza (1960-1982): guiaarquiteturamodernafortaleza.arquitetura.ufc.br

 

 

17.06.2015

 

Rafael Ayala
Assessor de Imprensa da Funcap
85 3275.9629 | 98660.2578
imprensa@funcap.ce.gov.br

 

Sabrina Lima
Gestora de Célula/Secretarias
sabrina.lima@gabgov.ce.gov.br

 

Coordenadoria de Imprensa
Casa Civil – Governo do Estado Ceará
(85) 3466.4898