Ética Pública e Tomada de Contas Especiais são assuntos abordados no 37º Fórum de Controle Interno da CGE

18 de junho de 2015 - 15:23

Servidores dos órgãos e entidades do Poder Executivo Estadual participaram do XXXVII Fórum Permanente de Controle Interno, promovido pela Controladoria e Ouvidoria Geral do Estado (CGE), que aconteceu na manhã da última quarta-feira (17/6) no Auditório da Secretaria do Planejamento e Gestão (Seplag). O evento, que tem o objetivo de socializar e integrar as atividades de controle interno preventivo na rotina das instituições do Governo do Estado, abordou o tema Comissões Setoriais de Ética Pública e Tomadas de Contas Especial.

 

O secretário adjunto da CGE, Maconi Lemos, iniciou o Fórum ressaltando que os gestores públicos possuem o dever de agir de acordo com o Código de Ética estabelecido na sociedade. “Entendemos que é uma atuação complexa e cheia de desafios que perpassam por vários aspectos como o caráter comportamental, moral, nível educacional, econômico, dentre outros, mas a sociedade brasileira está em uma situação de amadurecimento quanto a implantação do Sistema de Transparência e Ética Pública”, afirmou.

 

“O Estado do Ceará é um dos poucos estados do Brasil que já possui lei aprovada sobre o Sistema de Ética e Transparência e instituído um Código de Ética e Conduta. Agora nós precisamos estruturar esse sistema no Estado, assim como já está estruturado os sistemas de Ouvidoria e de Acesso à Informação”, reforçou o secretário de Estado Chefe da CGE, Nelson Martins.

 

Após a abertura, o coordenador de Fomento ao Controle Social, Ítalo Brígido, apresentou o passo a passo para a instalação da Comissão Setorial de Ética e tirou dúvidas dos gestores. Na sequência, o auditor de Controle Interno, Carlos Eduardo Lopes, apresentou orientações sobre outra ação de melhoria da atividade de controle que é a instalação de Tomada de Conta Especial que possuem como finalidade minimizar os danos administrativos ou de julgamento aos cofres estaduais.

 

Confira as apresentações nesse link:

http://www.cge.ce.gov.br/index.php/eventos-institucionais/forum-permanente-de-controle-interno

 

18.06.2015

Assessoria de Comunicação da CGE – 85 3101.3474
Bia Linhares – Coordenadora de Comunicação e Marketing ( beatriz.linhares@cge.ce.gov.br)
Flávia Salcedo – Assessora de Comunicação ( flavia.salcedo@cge.ce.gov.br)
Camila Lins – Assistente de Publicidade ( camila.lins@cge.ce.gov.br)
Twitter: @ComunicacaoCGE
Facebook: www.facebook.com/CgeCeara

 

Gestor de Célula / Secretarias
Ciro Câmara (ciro.camara@casacivil.ce.gov.br / 85 3466.4898)
Coordenadoria de Imprensa do Governo do Estado – Casa Civil